do site de Bruno Latour: http://www.bruno-latour.fr/node/852
Where to land after the pandemic? A paper and now a platform
Posted: March 29, 2020
Um pequeno exercício para garantir que as coisas não recomecem após o confinamento, tal como antes*.
Quanto ao 1 de Maio de 2020, abrimos uma plataforma para facilitar a resposta às perguntas e possivelmente para ligar as pessoas entre si.
Proposta por @BrunoLatourAIME na sequência dos argumentos propostos em Down to Earth Politics in the New Climatic Regime (Polity, 2018).
Aproveitemos a suspensão forçada da maioria das actividades para fazer um balanço das que gostaríamos de ver suspensas e das que, pelo contrário, gostaríamos de ver desenvolvidas.
Sugiro que os leitores tentem responder por si próprios a este pequeno questionário. Será especialmente útil uma vez que se baseará numa experiência pessoal que foi vivida directamente. Este exercício não é uma questão de expressar uma opinião, mas de descrever a sua situação e pode estar a ser investigado. Só mais tarde, se nos dotarmos dos meios para compilar as respostas de muitos inquiridos e depois compor a paisagem criada pelos seus cruzamentos, se poderá encontrar uma forma de expressão política - mas desta vez encarnada e situada num mundo concreto.
Responder às seguintes perguntas primeiro individualmente e depois, se possível, com outros:
Responder às seguintes perguntas primeiro individualmente e depois, se possível, com outros:
Pergunta 1: Quais são as actividades agora suspensas que gostaria de ver não retomadas?
Pergunta 2: Descreva por que razão pensa que esta actividade é prejudicial/ supérflua/perigosa/inconsistente e como o seu desaparecimento/suspensão/substituição tornaria as actividades que favorece mais fáceis/ mais consistentes. (Faça um parágrafo separado para cada uma das actividades listadas na pergunta 1).
Pergunta 3: Que medidas recomenda para assegurar que os trabalhadores/empregados/agentes/empresários que já não poderão continuar nas actividades que está a remover sejam ajudados na sua transição para outras actividades.
Questão 4: Qual das actividades agora suspensas gostaria de desenvolver/resumir ou mesmo criar a partir do zero?
Questão 5: Descreva por que razão esta actividade lhe parece positiva e como a torna mais fácil/ harmoniosa/consistente com outras actividades que favorece e ajuda a combater aquelas que considera desfavoráveis. (Faça um parágrafo separado para cada uma das actividades listadas na pergunta 4).
Pergunta 6: Que medidas recomenda para ajudar os trabalhadores/ trabalhadores/ agentes/ empresários a adquirir as capacidades/meios/ rendimentos/ instrumentos para assumir/ desenvolver/criar esta actividade favorecida.
Agora, encontre uma forma de comparar as suas descrições com as dos outros participantes. Compilar e depois sobrepor as respostas deverá gradualmente produzir uma paisagem feita de linhas de conflito, alianças, controvérsia e oposição. Este terreno pode proporcionar uma oportunidade concreta para criar as formas de expressão política que estas actividades requerem.
No comments:
Post a Comment