Garry Kasparov
@Kasparov63
Biden diz que Zelensky não deu ouvidos aos avisos dos EUA sobre a invasão de Putin, mas passar a bola para Zelensky é ofensivo quando os EUA não tomaram nenhuma medida dissuasiva. Não vendo nenhuma acção dos EUA, Zelensky provavelmente temia que a Ucrânia estivesse a ser tratada como moeda de troca de um jogo maior dos EUA com Putin.
Biden teve uma cimeira e telefonemas com Putin e fez grandes conversas sobre sanções e qual foi o resultado? Onde estava a acção? Porque é que Zelensky teria confiado que a Ucrânia não ia ser vendida para a cooperação russa no acordo com o Irão ou outra coisa qualquer?
A primeira reacção dos EUA à invasão prevista de Putin foi oferecer-se para evacuar Zelensky e não para lutar. Mesmo agora, a libertação de fundos (a lend-lease) para a Ucrânia é lenta e os EUA não permitiram que as nações do Euro enviassem armas mais antigas, garantindo a substituição dos EUA para acelerar as coisas.
Muitos de nós apelámos a sanções dissuasivas, para mostrar a Putin que os EUA e a UE, falavam sério. Agora sabemos o custo. Portanto, em vez de transferir a culpa, envie as malditas armas. Isto não é um conflito regional; o equilíbrio global entre democracia e ditadura está em jogo.
A Ucrânia está a ficar sem tudo, mesmo sem balas. A lista de armas e mantimentos essenciais de Zelensky deve ser preenchida imediatamente. Os EUA e aliados são capazes, certamente mais do que os fornecimentos muito mais rápidos enviados para a URSS na Segunda Guerra Mundial.
Se o objectivo dos EUA é que a Ucrânia vença, recupere o seu território e a sua soberania, diga-o e aja como tal. Não podemos defender a democracia a baixo custo. Essa oportunidade perdeu-se quando o mundo livre fez acordos com Putin, em vez de o deter nos últimos 15 anos. O preço agora subiu.
No comments:
Post a Comment