February 12, 2022

Um convite à guerra?

 


Enquanto as partes falam e mantêm uma rotina de normalidade há esperança mas quando uma das partes abandona o campo, abandona também o entendimento e isso só pode ser interpretado como uma desistência. Das duas uma: ou os EUA têm a certeza que a invasão russa vai acontecer mesmo e agora e, nesse caso, percebe-se a retirada ou, não têm essa certeza e are calling the Bluff, o que é muito perigoso porque Putin não é o tipo de pessoa que aceite perder face. Se retiram o seu pessoal da embaixada, outros países farão o mesmo e isso é um sinal claro de abandono do campo ao inimigo. 

Biden anda a dizer, falando pelos alemães, que não vai haver Nord Stream 2, como consequência punitiva para a Rússia mas Putin já fez um acordo económico com a China, para vender gás e petróleo, no valor de 117.5 biliões. Anunciou-o na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os caminhos da paz estão a fechar-se rapidamente e até a imprensa parece estar já preparada para a cobertura da guerra.


------------------------------------
Washington tinha já ordenado às famílias do pessoal da embaixada dos EUA em Kiev que saíssem do país e aconselhado funcionários não essenciais a fazer o mesmo.

Responsáveis norte-americanos, que pediram o anonimato, indicaram à AP que o Departamento de Estado planeia anunciar, ao início do dia (hora local), que todo o pessoal dos Estados Unidos da embaixada de Kiev será obrigado a abandonar o país por considerar “uma invasão russa iminente”.

No comments:

Post a Comment