A Rússia utilizou ontem 549 armas de ataque contra a Ucrânia, construídas com mais de 102 000 componentes fabricados no estrangeiro.
As peças provinham dos EUA, China, Taiwan, Grã-Bretanha, Alemanha, Suíça, Japão, Coreia do Sul e Países Baixos._ Zelensky
Os europeus, mesmo vendo o que se passa, não acreditam.
Penso ser óbvio que, se os europeus e os americanos tivessem tomado medidas em 2014, tinha-se evitado esta guerra brutal com tantos mortos e cidades inteiras arrasadas, milhares de ucranianos deslocados do seu país e todos os problemas que ela trouxe aos ucranianos mas também aos europeus. Tomar medidas na altura teria saído muito barato e teria tido resultados duradouros.
Não o fizeram por não acreditar que Putin tivesse outros planos - apesar dele ser sempre muito transparente sobre os seus desejos de dominação imperial do Leste.
Porém, como se viu, Putin é alguém capaz de esperar 8 anos para dar passos nos seus planos. Esperou 8 anos para voltar a atacar a Ucrânia, numa altura que lhe pareceu propícia. Da mesma maneira, esperará o que foi preciso para abocanhar o resto da Ucrânia e passar aos países seguintes.
Desta vez não terá que esperar tanto tempo, dado que já percebeu que os europeus não dão passos decisivos para o travar e, tem agora o apoio activo da China e outras ditaduras ferozes.
Cada passo que ele agora der será mais difícil de travar e com mais custos e a mim faz-me impressão que os europeus não o vejam ou vejam mas não acreditem (como os americanos que vêm Trump fascizar o país mas continuam sem acreditar) e estejam à espera do tempo em que um míssil caia na catedral de Colónia ou na Notre Dame para agir, numa altura em que já não será possível travá-lo sem enormes custos humanos que neste momento apenas a Ucrânia suporta.
O espectáculo de todos os dias vermos ucranianos a desaparecer debaixo de bombas e adiarmos as acções por medo, é revoltante e indigno, tanto mais que bastava fecharem o céu da Ucrânia às bombas. Enquanto eles morrem os alemães discutem se a lei permite destruir um drone de alguém que os vigia com intenção de os destruir. É patético.
No comments:
Post a Comment