February 15, 2025

Os EUA estão a estender uma armadilha a Zelensky?

 

1 - O senador republicano Lindsey Graham reuniu-se com Zelensky e, a mando de Trump, tentou que ele assinasse de cruz um acordo para dar aos EUA 50% das terras raras que valem 1 trilião. Zelensky não assinou. 
2 - Uma equipa dos dois partidos americanos reuniu-se com Zelensky e garantiu que vão continuar a dar-lhes armas (!!) Porém isso contradiz tudo o que Trump tem dito publicamente:
3 - na véspera, Trump disse a quem o queria ouvir que na questão da paz entre a Rússia e a Ucrânia, seguia as indicações russas, nomeadamente a imposição da Ucrânia não entrar na NATO. Também disse que a culpa da guerra era de muitos e não da Rússia. 
4- Como não acredito que Trump-Musk sejam tão burros que antes das negociações já tivessem feito concessões a Putin, o que acredito é que Trump já negociou a Ucrânia com Putin (talvez Tulsi Gabbard já esteja em conversas com Moscovo para falar de interesses mútuos) e agora estão a arranjar maneira de chegar ao negócio publicamente sem parecer que já o fizeram. A que propósito vêm os 50% das terras raras? Bem, metade para Trump, metade para Putin.
5- Hoje, Lindsey Graham vem insistir, com imensas lisonja pelo meio, que se Zelensky assinar o papel a dar 50% das terras raras, os EUA ficarão com uma razão para o defender:


Portanto, a Ucrânia compromete um dos grandes valores de negociação que tem para ficar com uma esperança de que talvez os EUA venham a defendê-la. Nunca o farão contra Putin. Trump já disse que as "duas grandes nações" têm muito em comum. Ele já disse tudo e só quem não quer é que não o ouve.

Entretanto mandaram o Vance e o idiota da defesa fazer discursos acerca da Europa já não ser democrática (uma ladainha de Putin) para terem uma desculpa para afastarem a Europa da mesa das negociações, enfraquecendo Zelensky - deixando-o sozinho sem o apoio da Europa e tirando voz à Europa. 

Isto, quanto a mim, são pedidos de Putin que fazem parte de uma negociação que já aconteceu. É a única maneira disto fazer sentido. Daí este Kellog vir dizer que a Europa não faz parte das negociações, como se essa decisão fosse dos EUA e não da Ucrânia e da própria Europa.


Quanto a mim estão a estender uma  armadilha a Zelensky para o apanhar sozinho com Putin e Trump, que já se entenderam, e encurralá-lo a assinar qualquer coisa. Ambos se vêem como donos do mundo, um porque pode comprá-lo, outro porque pode destruí-lo.

Trump adora Putin. Não acredito que Putin tenha medo dele e não vejo vantagem em que Trump pense isso, mas que sei eu? Sou uma blogger aqui num cantinho do mundo.

Por outro lado, Trump é muito influenciado por Musk. Musk tem uma inveja de cão de Zelensky e tenta diminui-lo de todas as maneiras e feitios, nomeadamente fazendo passar a ideia de que Zelensky é fraco porque pede dinheiro. 

Musk levou o filho para a sala oval para poder tirar uma fotografia dele na famosa secretária e depois publicar no X ao lado da famosa fotografia do filho de Kennedy e dar entender que ele, Musk, tem a estatura de Kennedy. Musk quer muito ser considerado grandioso e herói e ficar para a história como herói de maneira que odeia Zelensky. Musk é um admirador confesso de Putin e fará tudo para minar uma relação entre os EUA e a Ucrânia porque uma relação dessas impede uma relação com Putin e, quanto a mim, essa relação já está negociada.

Os EUA já não são, nem um parceiro, nem um aliado, nem um amigo, seja da Ucrânia seja da Europa e tudo o que fazem é para dividir e prejudicar. 

É o que penso, mas que sei eu? Sou uma blogger aqui num cantinho do mundo.


No comments:

Post a Comment