October 28, 2024

O que interessa é discutir os melhores critérios para sustentar e escolher as linhas de acção que resolvem problemas


Não há um problema de segurança em Portugal. Mas há um problema de segurança em Portugal. As duas frases são contraditórias (até eu dou por isso), mas verdadeiras. ~Henrique Monteiro, Expresso.

Se HM se lembrasse de David Hume sabia que em relação a questões de facto, a contradição é perfeitamente possível, porque se baseiam na experiência e, por isso, não nos pronunciamos sobre a 'verdade' das proposições. Por exemplo, posso dizer, com base nos conhecimentos da experiência do passado que o sol vai nascer amanhã (sempre o fez) e, também posso dizer, com base nos conhecimentos de experiência do passado que me mostram que o facto de uma coisa ter acontecido de uma certa maneira no passado, não obriga a que se repitam no futuro, que o sol não vai nascer amanhã.
Já no que respeita aos conhecimentos de relações de ideias, independentes da experiência, como a Lógica, por exemplo, aplica-se a avaliação do valor de verdade porque não pode haver contradição: A é A.
Portanto, nos conhecimentos de experiência, escolhemos uma ou outra interpretação da realidade com outros critérios que não o da contradição interna ou da verdade das suas proposições e a discussão desses melhores critérios para sustentar e escolher as linhas de acção é o que realmente interessa.

No comments:

Post a Comment