Helena Roseta diz que teve projectos e trabalhou em proximidade com o Bairro da Cova da Moura e outros. Porém, na realidade, nenhum projecto -ela própria o diz- teve sucesso. Ela não assume a responsabilidade desse falhanço e diz que o problema dos bairros é a polícia ser racista: toda a população destes bairros e, em particular, com as pessoas que são mais discriminadas porque têm uma 'corzinha' de pele. - mas talvez o problema esteja na incompetência dos políticos como ela que há mais de 40 anos que trabalha na política, nacional e local, com estes resultados medíocres de não mudar nada para melhor, pois as pessoas continuam presas a esses bairros.
A mim, este discurso parece-me ignorante e, sobretudo, irresponsável, da parte de um político. Sendo verdade que há racismo na polícia como há noutras profissões, é preciso ver o problema de um modo global. Li que a polícia foi falsamente chamada a um desses bairros para supostamente resolver um conflito entre duas mulheres e caiu numa emboscada onde um grupo grande os atacou como vingança. O que diria HR se um grupo de pessoas prejudicadas por uma decisão de um político qualquer fosse a casa dela e lhe desse uma sova como vingança?
Esses bairros são problemáticos porque há lá violência e a polícia vai lá já em estado de alerta e à espera de ser agredida, como não vai a outros bairros não problemáticos.
Porque é que há lá violência tem que ver com outras razões ligadas com as políticas públicas de desinvestimento, das quais HR é responsável, pois é uma política há, pelo menos, 40 anos. Ainda há pouco tempo dizia que se percebe que os políticos sejam corruptos porque ganham mal. Vive numa bolha.
Aliás, esta entrevista em que reduz o problema ao racismo da polícia e pouco mais, mostra as razões da sua incompetência: nem sequer é capaz de ter uma abordagem global do problema. É uma política mas não fala de políticas, apenas chama palavrões aos polícias. Queixa-se de não haver políticas para esses bairros. Que fez então nestes 40 anos em que anda pela política?
E tudo para quê? Para poder ir dizer mal do Chega. Se ela e os seus colegas de profissão tivessem feito o seu trabalho de parlamentares e políticos locais com competência, não teria havido oportunidade de aparecer um Chega.
As políticas de educação do PS que HR apoiou de corpo e alma também são responsáveis por esta falta de recursos internos das pessoas para lutar por melhor condições de vida e para interferir nas políticas públicas de modo construtivo. São as políticas dos coitadinhos que não emancipam as pessoas. HR não tem uma palavra para as agressões indiscriminadas e desacatos das pessoas nestes últimos dias. Acha uma resposta normal. Mas não é.
“Não é a primeira vez que a polícia mata sem explicação e a história é mal contada”
“Estado e autarquia não cumpriram o seu papel na Cova da Moura”, diz a ex-deputada, ex-vereadora da Câmara de Lisboa e arquitecta Helena Roseta, que promoveu o projecto “Bairros Saudáveis”.
Para já, o que sai desta marcha é uma onda de solidariedade para com Odair Moniz, para com a família de Odair, toda a população destes bairros e, em particular, com as pessoas que são mais discriminadas porque têm uma 'corzinha' de pele, digamos as coisas assim porque é assim que elas são. É importante, e é esse que tem sido o meu apelo, que isto não fique por aqui, que se aprofundem as causas deste mal-estar.
www.publico
No comments:
Post a Comment