February 16, 2023

É assim que percebemos que andamos a discutir trocos





Os médicos querem receber como os juízes. Não critico estas reivindicações nem o facto da carreira dos médicos dever ser valorizada (é um trabalho fundamental), mas quem sabe o que é hoje-em-dia o ensino da medicina 'bolonhizado' e o calibre dos médicos que saem agora das universidades (que por exemplo, não sabem fazer um parto natural ou fazem cirurgias de morte tipo Amadora-Sintra) compreende que para haver médicos competentes é necessário que a montante, as escolas tenham um ensino de qualidade capaz de formar alunos para esses cursos superiores exigentes. Com certeza ninguém pensa que os alunos de medicina entram preparados para cursos exigentes depois de doze anos de aprendizagens nos mínimos dos mínimos com professores mínimos. O que significa valorizar a carreira dos professores para atrair professores e entre eles os melhores e não os outros, como já está a acontecer, porque ninguém quer esta profissão tão mal tratada. Isto parece-me evidente. A não ser que Dupont e Dupont tenham algum acordo secreto com algum lobby para deixar morrer a escola pública e ir buscar os futuros médicos apenas ao privado. Seria uma pena. Nós temos uma boa reputação na medicina e temos médicos muitos bons e foram formados nas escolas e universidades públicas. No tempo em que a escola pública era valorizada.



Médicos querem ser equiparados à carreira de magistrados



... o bastonário Miguel Guimarães... para se alcançar um Serviço Nacional de Saúde (SNS) "mais eficiente e uma medicina de melhor qualidade".

Estas vão desde "o custo dos cuidados, o acesso dos utentes, a inovação da medicina, a evolução demográfica do país até à modernização do sistema de saúde nacional", com o objetivo de o tornar "mais ágil"

Ou seja, "valorizando o trabalho, a formação e a investigação dos médicos, através da carreira médica, com salários justos de acordo com a intensa formação no ensino superior, conhecimento, responsabilidade e competências".

Mas no documento a classe vai mais longe assumindo que qualquer base de trabalho de desenvolvimento das carreiras deve ter em conta "a carreira dos magistrados"

No comments:

Post a Comment