Há muitos tipos de heróis e Julia Butterfly Hill é um deles. Esta americana viveu durante 738 dias no topo uma sequoia gigante chamada Luna, com cerca de 2000 anos, para impedir que fosse cortada por uma empresa madeireira, juntamente com as outras poucas sequoias que sobram da outrora enorme floresta californiana.
Foi ameaçada, deitaram-lhe napalm e fogo para cima, passou frio, pensou que ia morrer com o El Nino, mas não se deixou vencer e conseguiu que as árvores fossem salvas.
Só é heroísmo enquanto for gesto isolado. Mas não o devia ser. De verdade, nestes casos, nem devia existir a necessidade de heróis. Mas entre o dever e o ser há muito mato. E a garota foi corajosa, levou a sua avante. Resultou.
ReplyDeleteMas foi um gesto isolado. Nem mesmo os ambientalistas -havia dois na árvore quando ela foi para lá e desistiram rapidamente- se juntaram à sua causa. Foi depois de actores e músicos famoso chamarem a atenção para ela que os MCS se focaram nela e a empresa de madeiras recuou. Foi uma vitória pírrica porque depois daquilo tudo, passado pouco tempo de sair da árvore alguém mutilou a árvore com uma moto-serra... a maioria dos activistas ainda lutam sozinhos e em contextos de ameaças e de perigo de vida.
ReplyDelete