kyivindependent.com
Segunda-feira, 6 de Junho
08:58 AM
Um governador russo afirma que a aldeia fronteiriça foi alvejada. O governador de Kursk Oblast Roman Starovoit afirmou que a aldeia de Tyotkino, na região de Kursk ocidental da Rússia, ficou debaixo de fogo no início do dia 6 de Junho. Starovoit noticiou através do Telegrama app que uma ponte e algumas empresas locais foram atingidas. Não há informação imediata sobre as vítimas.
07:47 AM
Tsikhanouskaya: Cerca de 1.500 bielorussos estão a lutar contra a Rússia na Ucrânia. A líder da oposição bielorussa Sviatlana Tsikhanouskaya disse ao jornal italiano Corriere della Sera que quando a guerra eclodiu, "muitas pessoas na Bielorrússia pensavam que os ucranianos precisavam de ajuda, por isso foram organizados batalhões". "Há agora cerca de 1.500 pessoas (em combate). Eles estão... em diferentes cidades, sob a supervisão do exército ucraniano", disse Tsikhanouskaya.
06:59 AM
Instituto para o Estudo da Guerra: a capacidade da Ucrânia para atacar as tropas russas em Sievierodonetsk sugere o declínio do poder de combate de Moscovo. O grupo de reflexão sediado em Washington afirmou, numa actualização a 5 de Junho, que as forças ucranianas continuaram a conduzir contra-ataques limitados e localizados mas bem sucedidos contra as posições russas em toda a Ucrânia, incluindo retomar grandes áreas de Sievierodonetsk Oblast de Luhansk onde a Rússia concentrou a maioria das suas forças. O instituto prevê que a pressão contra-ofensiva ucraniana continuará provavelmente a chamar a atenção das forças russas para Luhansk Oblast, deixando os esforços defensivos russos vulneráveis em Kharkiv Oblast e ao longo da linha da frente sul.
05:26 AM
O Independente: UK fornecerá à Ucrânia mísseis de longo alcance após a Rússia ter atingido Kyiv. O Secretário de Defesa britânico Ben Wallace fez o anúncio de que o Reino Unido enviará um número não especificado de lançadores M270, capazes de disparar foguetes até 80 quilómetros, o que a torna a arma de maior alcance à disposição da Ucrânia. A decisão foi tomada depois de Kyiv ter sido atingido em 5 de Junho pela primeira vez desde Abril.
03:51 AM
Lavrov cancela a visita à Sérvia à medida que os países vizinhos fecham o espaço aéreo. O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergei Lavrov não pôde fazer a viagem à Sérvia, uma vez que a Macedónia do Norte, Bulgária e Montenegro fecharam o seu espaço aéreo às aeronaves da Rússia. O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo confirmou que as nações da NATO e da União Europeia que fazem fronteira com a Sérvia proibiram o voo de Lavrov para Belgrado.
02:47 AM
Zelensky visita as posições de vanguarda da Ucrânia em Soledar, Lysychansk. O Presidente Volodymyr Zelensky disse ter visitado duas cidades próximas da linha da frente das batalhas contra o exército russo, após ter-se encontrado com tropas em Zaporizhzhia Oblast. "Fui com o chefe do [meu] gabinete a leste. Estivemos em Lysychansk e Soledar", disse Zelensky no seu discurso nocturno. "Estou orgulhoso de todos os que conheci, de todos com quem apertei a mão, de todos com quem me liguei e com quem tinha manifestado o meu apoio". A cidade de Soledar fica em Donetsk Oblast e Lysychansk fica na região de Luhansk.
02:17 AM
O Estado-Maior da Ucrânia confirma a morte do Major-General russo na região de Luhansk. Outro membro do alto escalão do exército russo foi morto, as Forças Armadas da Ucrânia informaram a 5 de Junho. O Major-General Roman Kutuzov morreu na aldeia de Mykolaivka, perto de Popasna, um local estratégico fundamental ao longo da linha da frente em Luhansk Oblast.
01:01 AM
A população externa em Mariupol ocupada pela Rússia sofre de graves carências de água. Segundo Petro Andriushchenko, conselheiro do presidente da câmara de Mariupol, as pessoas têm de se inscrever para recolher água, com tempos de espera de cerca de dois dias. Andriushchenko disse que, para receber comida, os residentes de Mariupol são obrigados a patrulhar a cidade e a trabalhar com as forças russas.
12:22 AM
Operação das Forças Conjuntas: A Ucrânia repele 56 ataques russos em Donbas durante a semana passada. De acordo com a Operação das Forças Conjuntas da Ucrânia, só a 5 de Junho, as tropas ucranianas repeliram 7 ataques russos em Donbas. O combate está em curso em duas áreas. A 5 de Junho, as tropas russas desbarataram 20 colonatos em Donetsk e Luhansk, matando 7 civis, danificando e destruindo 41 locais civis.
No comments:
Post a Comment