May 18, 2022

Ucrânia - News feed by the hour




kyivindependent.com


Quarta-feira, 18 de Maio


08:06 AM 
UN: 7,814 civilian casualties in Ukraine due to Russia’s war. 
ONU -  7.814 baixas civis na Ucrânia devido à guerra da Rússia. Segundo a agência dos direitos humanos da ONU, desde 16 de Maio, a guerra da Rússia contra a Ucrânia já matou pelo menos 3.752 civis e feriu pelo menos 4.062 desde 24 de Fevereiro. A agência acredita que os números reais são consideravelmente mais elevados do que os números confirmados. A maioria das baixas registadas foi causada por armas explosivas com uma vasta área de impacto, incluindo bombardeamentos de artilharia pesada e múltiplos sistemas de foguetes de lançamento, escreveu a agência no seu relatório.

07:27 AM 
Ukrainian forces destroy two Russian ammunition depots in Kherson Oblast.
As forças ucranianas destroem dois depósitos de munições russos em Kherson Oblast. O Comando Operacional Sul da Ucrânia disse que os dois armazéns de munições estavam localizados perto de Pyatihatok e Stepanovka em Kherson Oblast. Também informou que os combates continuam na linha de contacto em Mykolaiv e Kherson oblasts, onde as tropas russas estão a tentar ganhar uma posição e continuam a bombardear as posições das Forças Armadas da Ucrânia com morteiros e artilharia.

06:43 AM 
Australia imposes further sanctions against Russia. 
A Austrália impõe mais sanções contra a Rússia. O Governo australiano anunciou a 18 de Maio novas sanções visando 11 indivíduos e 12 entidades por promoverem a propaganda e desinformação russas legitimando a invasão ilegal da Rússia na Ucrânia, bem como o Grupo Wagner, "descrito como um exército privado de facto" do ditador russo Vladimir Putin.

06:23 AM 
Ukraine’s Armed Forces shoot down 15 Russian aerial targets. 
As Forças Armadas da Ucrânia abateram 15 alvos aéreos russos. As tropas russas perderam pelo menos 11 UAV e quatro mísseis nas últimas 24 horas, informou a Força Aérea da Ucrânia a 17 de Maio.

05:58 AM 
Ukraine's Military: High-ranking Russian military officials killed by Melitopol guerrillas. 
Militares da Ucrânia: Oficiais militares russos de alta patente mortos pelos guerrilheiros de Melitopol. As forças de ocupação russas estão "a tentar esconder esta situação", a Administração Militar Regional de Zaporizhzhia informou no seu canal Telegrama a 17 de Maio. As forças russas também aumentaram a inspecção de veículos privados em Melitopol, "provavelmente em busca de guerrilheiros", lê-se na actualização.

04:33 AM 
ISW: 'Outrage, confusion' on pro-Russian social media about Azovstal evacuation. 
ISW: 'Ultraje, confusão' nos meios de comunicação social pró-russos sobre a evacuação da Azovstal. Em vez de uma celebração da "capitulação total" de Mariupol, o Kremlin, provavelmente estava a antecipar-se, alguns canais de telegramas e bloggers russos expressaram indignação perante as negociações e que as forças russas não "destruíram os defensores ucranianos em Azovstal", declarou o Instituto para o Estudo da Guerra na sua avaliação de 17 de Maio.

03:58 AM 
Zelensky establishes commission to assess damage caused by Russia’s aggression. 
Zelensky cria comissão para avaliar os danos causados pela agressão da Rússia. De acordo com um decreto presidencial assinado a 17 de Maio, o objectivo da comissão será "assegurar a plena indemnização pelos danos causados à Ucrânia em consequência da agressão armada em larga escala da Federação Russa e da formação de medidas para a reconstrução do Estado no pós-guerra".

03:39 AM 
AFP: ICC sends ‘largest-ever’ investigative team to Ukraine. 
AFP: ICC envia a "maior equipa de investigação de sempre" para a Ucrânia. O Tribunal Penal Internacional (TPI) enviou uma equipa de 42 membros à Ucrânia para investigar alegados crimes de guerra cometidos desde o início da invasão russa em larga escala. O grupo é composto por investigadores, peritos forenses e pessoal de apoio que irá trabalhar com as autoridades ucranianas. Este é o destacamento "o maior de sempre" deste tipo na história da sua organização, relata a AFP.

02:47 AM 
Macron: European Council to consider Ukraine’s application for EU membership in June. 
Macron: Conselho Europeu vai considerar a candidatura da Ucrânia à adesão à UE em Junho. O Presidente francês Emmanuel Macron confirmou ao Presidente Volodymyr Zelensky, a 17 de Maio, que a candidatura da Ucrânia à adesão à UE será considerada numa reunião do Conselho Europeu a realizar em Junho. Macron declarou também que o fornecimento de ajuda militar e humanitária à Ucrânia por parte da França continuará e aumentará nas próximas semanas. Anteriormente Macron afirmou que levará décadas até que a Ucrânia seja aceite na UE.

02:14 AM 
WHO records 226 attacks on Ukrainian healthcare facilities since Russia’s all-out war began. 
A OMS regista 226 ataques a instalações de saúde ucranianas desde o início da guerra total da Rússia. O Director Regional da Organização Mundial de Saúde para a Europa, Hans Kluge, disse numa conferência de imprensa em Kiev, a 17 de Maio, que o total ascende a "quase três ataques por dia desde 24 de Fevereiro", deixando pelo menos 75 pessoas mortas e outras 59 feridas.

01:35 AM 
Der Spiegel: Deutsche Bahn helps export Ukrainian grain. 
Der Spiegel: A Deutsche Bahn ajuda à exportação de cereais ucranianos. A Deutsche Bahn, a empresa ferroviária nacional alemã, planeia transportar quantidades significativas de produtos agrícolas ucranianos para portos nos mares do Norte e Adriático, declarou o Ministro Federal dos Transportes alemão Volker Wissing, tal como relatado pela Der Spiegel. Dois a três comboios por dia já começaram a transportar cereais ucranianos para a Europa Ocidental através da Polónia.

01:26 AM 
Bloomberg: US poised to fully block Russian debt payments. 
Bloomberg: Os EUA estão prontos a bloquear totalmente os pagamentos da dívida russa. A administração do Presidente dos EUA Joe Biden está a planear bloquear completamente a capacidade da Rússia de pagar aos detentores de obrigações dos EUA, o que poderia aproximar a Rússia "da beira do incumprimento, informou Bloomberg, citando fontes anónimas".

01:20 AM 

Canada plans to ban Putin and 1,000 members of Russian government from entering country. 


O Canadá planeia proibir a entrada no país de Putin e de 1.000 membros do governo russo. Para o efeito, o Senado canadiano introduziu um projecto de lei para alterar a sua Lei de Imigração e Protecção de Refugiados (IRPA) que permitiria ao país proibir a entrada a todos os indivíduos sujeitos a sanções canadianas, bem como aos seus familiares. "Proibir a entrada no nosso país a associados próximos e apoiantes fundamentais do regime de Putin, incluindo os responsáveis por esta agressão não provocada, é uma das muitas formas de responsabilizar a Rússia pelos seus crimes", disse o ministro da segurança pública do Canadá, Marco Mendicino, numa declaração, a Reuters relata.

01:04 AM
Zelensky: Russia's recent missile attacks across Ukraine attempt to compensate for Russian military failures.
Zelensky: Os recentes ataques de mísseis russos através da Ucrânia tentam compensar as falhas militares russas. Os recentes ataques com mísseis russos e ataques aéreos a Lviv, Sumy, Chernihiv e Luhansk durante as últimas 24 horas são a tentativa dos militares russos de compensar uma "série de falhas a leste e a sul" na Ucrânia, disse o Presidente Zelensky durante o seu discurso diário. Segundo o presidente, estes ataques não alteram dramaticamente a situação, "especialmente porque as nossas medidas de defesa aérea e anti-abotagem estão a tornar-se mais fortes".

12:51 AM 
Zelensky: 'Azovstal evacuation mission continues.' 
Zelensky: 'A missão de evacuação de Azovstal continua'. Durante o seu discurso diário, o Presidente Zelensky disse que a evacuação dos soldados ucranianos da fábrica de aço Azovstal em Mariupol está a ser supervisionada pelos militares e inteligência da Ucrânia com a ajuda dos "mais influentes mediadores internacionais".

12:37 AM 
Germany to lend 150 million euros to Ukraine.  
Alemanha vai emprestar 150 milhões de euros à Ucrânia. A 17 de Maio, o Gabinete de Ministros da Ucrânia aprovou uma decisão para obter um "empréstimo em condições favoráveis" até 150 milhões de euros do banco estatal alemão KfW. "Iremos imediatamente utilizar estes fundos para financiar despesas sociais chave e aspectos chave da reconstrução do nosso país", disse o Primeiro-Ministro Denys Shmyhal.

12:36 AM 
Russian media: Russia considering withdrawal from WHO, WTO. 
Meios de comunicação russos: A Rússia a considerar a retirada da OMS, OMC. O parlamento russo irá considerar a retirada da Organização Mundial de Saúde, bem como da Organização Mundial do Comércio, informou no dia 17 de Maio Kommersant, citando o porta-voz adjunto da Duma Pyotr Tolstoy, da Rússia.

No comments:

Post a Comment