August 06, 2021

Privacidade - realidade muito preocupante

 


Há umas semanas encontrei num hospital uma amiga da escola que já não via há quarenta anos mas que tenho na lista de amigos no FB. Falámos, estivemos a tentar lembrar das pessoas da turma (andámos juntas 5 anos, desde o 1º ano do ciclo até ao 5º ano - agora 9º)  e ela disse-me que tinha pena de não ter fotografias desses tempos. Como eu tenho fotografias -os meus pais ofereceram-me uma Kodak quando fiz 11 anos- disse-lhe que ia desenterrá-las e enviar-lhe. Assim fiz. No dia a seguir, enviei meia dúzia de fotografias de quando tínhamos 11 e 12 anos. Fotografias de turma e de uma viagem de estudo. Passado um dia de enviar recebo uma mensagem do FB a dizer que tenho uma publicação suspensa e que violei as normas do FB... nem me passou pele cabeça que pudessem ser aquelas fotografias, nem liguei nenhuma. Mas foram, porque essa amiga, passados uns dias mandou-me uma mensagem a lembrar das fotografias. Só aí percebi. Voltei a mandar e desta vez chegaram ao destino, mas não ficaram visíveis para outros. A semana passada recebi uma mensagem do FB a dizer que a publicação já estava visível e que afinal era um engano e não tinha violado nenhuma regra do FB. 

Já a minha conta do Twitter, onde não publico nada, foi suspensa por violar as regras do Twitter... essa, não sei o que lhe aconteceu porque abandonei a conta, não estou para me chatear com isso... mas quer dizer, é um abuso dessas tecnologias de detectar automaticamente imagens e palavras que o Zuckerberg ou o Dorsey ou outro qualquer consideram «más». E decidem, esse donos de plataformas, quem pode falar, quem não pode, quem pode ter conta, quem não pode... e isto sou que sou uma pequena pessoa no quadro geral das coisas, mas a verdade é que cada um de nós, sendo pequenos no quadro geral das coisas (com excepções, claro), todos juntos somos toda a gente e, portanto, um, dois ou três indivíduos, porque cheios de dinheiro e de poder tecnológico, calam toda a gente consoante entendem e lhes interessa, como reais ditadores ou autocratas - que são. Isto é preocupante. Muito preocupante.


Autokrator (Aὐτοκράτωρ) 
From Tower 16 of the Marmara Sea Walls



No comments:

Post a Comment