July 25, 2020

Um filme sobre... luz



The Sunlit Nigh
Uma pintora no início de carreira, filha de pais artistas, desassossegada e à procura de inspiração que lhe abra um caminho, a viver em NY num espaço exíguo (um apartamento Mondrian, como ela diz) no meio de uma família agitada, vai para o Norte da Noruega, para uma ilha, trabalhar como assistente de um artista que tem uma obra para acabar - um celeiro que quer pintar todo em tons de amarelo, por dentro e por fora.
A rapariga traduz tudo o que vê em paletas de cor, figuras e texturas de pinturas conhecidas. É assim que vê uma mulher que trabalha no supermercado lá do sítio e se sente inspirada para pintá-la - lembra-lhe os anjos renascentistas. 
O cenário do filme são aquelas paisagens enormes, cheias de força e, ao mesmo tempo, silêncio, dos sítios muito a Norte, onde não mora quase ninguém. Uma simplicidade e um despojamento inspiradores, contrastante com as emoções humanas. 
Tem cenas belíssimas. Quando a rapariga do supermercado entra dentro da caravana onde ela dorme e pinta nas horas vagas e se despe. O corpo dela extravasa aquele espaço exíguo e um bocado caótico, é radiante e real e parece, só por si mesmo, uma pintura. Há uma frase no filme em que ela diz que quando olhamos para a natureza percebemos que não lhe acrescentamos nada. Só temos que estar aí. Outra cena belíssima é quando o celeiro fica acabado e tiram os plásticos e ela está dentro do celeiro e parece estar-se num dia de sol quente e radioso no sul da Europa e não naquela paisagem sempre parda, por causa da reflexão da luz que entra pelos interstícios da madeira e se projecta nos tons amarelos.
Um filme sobre encontrar sentido, encontrar um olhar próprio, ver as pessoas na sua naturalidade, ultrapassar o desassossego da dispersão, da confusão, sobre encontrar paz. Um filme sobre a luz que irradia das coisas e das pessoas.
Um daqueles filmes que, tal como uma pintura ou uma poesia, pode ver-se muitas vezes sem nos cansarmos.

(o trailer não mostra nada do filme)

No comments:

Post a Comment