November 22, 2019
Chumbar ou não chumbar não é a questão?
Pois não. A questão é: o que está o governo disposto a fazer, em termos de investimento, para não degradar a educação a um nível de mera performance teatral?
A maneira como se põem os problemas mostra a intenção das pessoas na sua solução. Aqui neste artigo, o secretário de Estado põe a questão nestes termos: ou se é a favor de acabar, por decreto, com as retenções, como ele quer, ou se é contra qualquer esforço para evitar as retenções. Isto é, no mínimo, desonesto, pois evidentemente, há várias maneiras de lutar contra as retenções que não passam por menosprezar os alunos como indivíduos que não têm direito a uma educação exigente que lhes permita, de facto, e não em documentos para inglês ver, ter oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional.
A questão que nunca aborda, como se não existisse, é a da melhoria das condições de vida das famílias, coisa que sabemos bem, marca de modo determinante o sucesso dos seus filhos e, o investimento na educação que previna as retenções em vez de as remediar com diplomas que mascaram o (in)sucesso de fazer nada.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
A questão não é a retenção. É financeira!
ReplyDeletemas está mal
ReplyDelete