May 05, 2025

82% dos conflitos em todo o mundo têm origem em ditaduras

 


Quando se vai ao fundo da questão, 82% dos conflitos em todo o mundo têm origem em ditaduras, 90% dos fluxos de refugiados, 75% do crime organizado, o tráfico transnacional de regimes autocráticos, para não falar das fontes de terrorismo. Quando a liberdade floresce, isso é muito bom para os nossos interesses.

Trump fixar o nosso orçamento de defesa em um trilião de dólares. 

Os adversários dos Estados Unidos estão a celebrar alguns destes cortes. Os cubanos, os chineses, os russos nunca conseguiram tirar-nos do campo quando se trata de trabalho em prol da democracia, quando se trata de radiodifusão. Isto será bom para eles e celebraram publicamente estes cortes.

Em segundo lugar, os países que conseguem governar-se bem e com justiça não precisam da ajuda externa dos EUA. Os países que se governam de forma decente e justa resolvem muitos problemas para a América.

De facto, não acho que os contribuintes americanos estejam a financiar idealismo. Penso que esta é a forma mais verdadeira de realismo. O facto é que o medo do seu próprio povo é o maior calcanhar de Aquiles dos adversários autoritários dos Estados Unidos. Por isso, o que não é realista é a proposta de que, de alguma forma, só devemos competir através do hard power. 

A maneira de não ter de usar o hard power e arriscar vidas e tesouros americanos é fazer estes investimentos modestos - não numa espécie de projecção da América no mundo, mas na proposta de investir num processo orgânico e ascendente que fala não do transacional mas da própria qualidade humana de querer ser livre.


@washingtonpost


No comments:

Post a Comment