Michael Wolff deveria aparecer nos media americanos para promover o seu livro mais recente sobre Trump, mas as suas entrevistas foram misteriosamente canceladas depois de a Casa Branca o ter criticado.
As firmas de advogados que defenderam acusadores de Trump foram ameaçadas por ele de nunca mais conseguirem um contrato e um novo memorandum presidencial tem um esquema de sanções contra firmas de advogados que tomem posições legais que sejam consideradas infundadas ou vexatórias contra o governo federal. De repente não estão disponíveis para defender pessoas que Trump persegue por serem suas críticas.
Esta era de impunidade política para líderes com práticas de bullying tem outras ramificações globais. Há um ano, a prisão do rival político do presidente turco teria sido alvo de uma condenação generalizada. Agora? O silêncio dos líderes ocidentais tem sido quase total. O público turco está zangado.
Trump retirou as sanções aos talibãs e já não há prémios pela captura dos seus principais cabecilhas. As raparigas e mulheres estão até proibidas de falar e de olhar, mas o mundo não abre a boca - a ONU de Guterres é um túmulo dos Direitos Humanos.
Se deixarem Putin ganhar a guerra na Ucrânia, à impunidade política vai juntar-se a impunidade criminal a um nível global. Deixaremos de estar em sociedades de contrato social e voltaremos às sociedades tribais onde a corrupção mata e o crime é lei.
Esta viragem global é mais uma razão para que a UE se una, verdadeiramente. Quer dizer, têm que mudar-se algumas regras. As coisas não podem ser como a Sérvia quer ou a Hungria faz: querem as ajudas em dinheiro, em protecção, em negócios, em saúde, em educação e tudo o mais que vem da UE mas querem, ao mesmo tempo, ser leais a inimigos declarados da União, como é o caso de Putin.
Os tempos não estão para que um país sobreviva sozinho no meio de terroristas internacionais à frente de Estados. Veja-se a Gronelândia: votou sair da Comunidade Europeia em 1982 e agora enfrenta o agressivo imperialismo americano. (Prospect)
No comments:
Post a Comment