September 14, 2024

Trabalho

 


Estou aqui a inventar um teste de auto-diagnóstico e diagnóstico de autonomia no trabalho, atitudes, comportamentos, hábitos cognitivos e competências para os alunos do 11º ano - uma ficha para ser preenchida pelos alunos e por mim, uma vez por período, para aferir da progressão dele nos vários items pertinentes. 

A ficha não conta para a nota, é formativa e é para saberem os seus pontos fortes e fracos. Quero uma ficha que teste as suas práticas face a expectativas e respectivos padrões de pensamento e trabalho divididos em três níveis: baixos, médios e elevados.

Claro que só posso dar-lhes este teste no 11º ano quando já os conheço o suficiente para poder pormenorizar progressões relevantes - e porque tenho muitas poucas turmas, se não era impossível. No 10º ano dou-lhes um teste de auto-diagnóstico de atitudes e hábitos de trabalho necessários ao sucesso na disciplina e na escola em geral e aconselho-os a fazerem o teste pelo menos uma vez por período para verem onde precisam de evoluir e o quanto, mas não vejo os resultados - não quero fazer juízos prévios e a ficha é para eles regularem o seu trabalho, o seu comportamento e as suas atitudes face ao estudo.

Não é fácil porque cobre muita informação e porque tem de ter objectivos atingíveis no sentido de dependerem da vontade e da auto-disciplina em modificarem ou melhorarem o seu investimento no trabalho, seja em comportamentos, em atitudes, em hábitos. Quero que percebam, já desde a 1ª aula, em que patamar estão, em termos de investimento e trabalho, face às suas expectativas de resultados e notas, para poderem rectificar-se e adoptar as atitude e hábitos de acordo com essas expectativas e se responsabilizem pelo que fazem - ou não fazem... 

A propósito: agora dá-me jeito que tenham o telemóvel para tirarem uma fotografia ao seu teste de auto-diagnóstico porque vou recolhê-lo no final da aula e só vou voltar a entregar no fim do período com a minha parte preenchida. Mas se não tiverem telemóvel, tira-se uma cópia.

E já que estou nisto vou também fazer uma ficha de auto-diagnóstico para mim e que sirva para os alunos me avaliarem. Tem de ser anónima e dada numa altura em que a questão das notas não esteja pendente.


No comments:

Post a Comment