April 17, 2024

Falta de professores: a hemorragia é tão grande que agora não há pensos rápidos que funcionem

 

Ninguém espera um plano que consiga resolver bem a situação porque deixaram que ela regredisse aos anos 80 do século passado, quando não havia professores para tantos alunos e qualquer um, ainda a acabar o secundário, ia ensinar para ganhar uns trocos. É assim que estamos. Há professores que desde o início do ano já vão no 3º horário. Tinham um em Setembro que a certa altura foi aumentado com horas extra e passado um tempo foi de novo alterado com mais horas extra. Isto acontece porque à medida que vão chegando as autorizações de reforma que foram pedidas, os professores desaparecem das escolas de um dia para o outro. E a tendência é para piorar porque os professores que estão perto da reforma são dezenas de milhar. Não se renovou o pessoal, para poupar dinheiro. A educação tem servido para poupar dinheiro.


---------------

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou esta terça-feira que o Governo vai apresentar "em breve" um plano de emergência para resolver o problema da falta de professores, uma situação que classificou de "gravíssima".

Em declarações aos jornalistas em Barcelos, distrito de Braga, à margem da tomada de posse de Maria José Fernandes como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Fernando Alexandre sublinhou que em meados de março ainda havia 1.172 alunos que tinham pelo menos uma disciplina sem professor desde o início do ano letivo.

No comments:

Post a Comment