September 01, 2023
David Hume e Einstein
Contei esta história no blog original, do sapo, em 2019
A teoria da relatividade de Einstein foi inspirada em David Hume
Uma carta descoberta na Universidade of Edinburgh mostra que Einstein estudou o Tratado da Natureza Humana de Hume mesmo antes de propôr a relatividade restrita em 1905.
Foi Hume quem primeiro questionou se o espaço e o tempo seriam fixos e independentes um do outro e sugeriu a necessidade de mais investigação científica sobre o o assunto.
No Tratado da Natureza Humana publicado em 1738 Hume escreveu, 'A principal objecção contra o raciocínio abstracto deriva das ideias de Espaço e de Tempo. As ideias no quotidiano podem parecer claras e inteligíveis mas quando se sujeitam ao escrutínio das Ciências profundas... aparecem cheias de absurdo e contradição."
Na carta que escreveu ao Professor de física em Viena, Moritz Schlick, em Dezembro de 1915, Einstein admite ter-se inspirado em Hume para a teoria da relatividade geral.
“Viu correctamente que esta linha de pensamento teve grande influência nos meus esforços e, de facto, Ernst Mach e mais ainda Hume, cujo Tratado estudei com entusiasmo e admiração pouco antes de encontrar a teoria da relatividade." E continua, "sem estes estudos filosóficos é muito possível que não tivesse chegado à solução."
Esta nova carta foi descoberta pelo Professor David Purdie no Institute of Advanced Studies da Universidade de Edinburgh.
Quando andava pelos vinte e tal anos Einstein trabalhou como funcionário no escritório federal suíço de patentes, em Berna, ao mesmo tempo que desenvolvia as suas teorias da relatividade. Fazia parte do grupo chamado, A Academia Olímpica, que reunia semanalmente para discutir física e filosofia. Foi aí que conheceu o Tratado da Natureza Humana de David Hume.
A obra é considerada uma das mais importantes obras filosóficas alguma vez publicadas e a primeira a questionar seriamente Deus e o lugar do ser humano no mundo, muito antes de Darwin.
Sarah Knapton, in Albert Einstein's Theory of Relativity was inspired by Scottish philosopher
Para quem o quiser ler em português, https://pt.scribd.com/document/139428890/Tratado-da-natureza-humana-Hume-pdf#
Para quem quiser ler um resumo em edição bilíngue, https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/resumo-de-um-tratado-da-natureza-humana.pdf
Para quem o quiser ler no original, A Treatise of Human Nature
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment