May 20, 2023

Uma questão geracional?

 


Pacheco Pereira escreve um artigo a defender que sim, é verdade que o governo anda mal, mas não, não se deve deixar isso à mostra de todos, antes deve editar-se os factos de maneira a salvar a face ao governo, pois a ruína pública das instituições é pior que a ruína do governo. Como se não fosse o governo a promover a ruína das instituições! Se o governo quer salvar as instituições, pare de as degradar com instrumentalização política e pare de nos atirar para cima ministros incompetentes e aleivosos.

Este é exactamente o mesmo argumento que as pessoas da geração de PP têm para com a guerra que a Rússia levou à Ucrânia: não se instigue a oposição a Putin e salve-se-lhe a face. Até li artigos que defendiam a reeleição do ditador e opressor Erdogan com o argumento de que só ele pode salvar a Pax Putin. 

A resposta ao argumento de PP é a mesma que se dá aos defensores da Pax Putin: se Putin quer a paz deixe de fazer a guerra e retire-se do que não lhe pertence; se o governo quer a preservação das instituições democráticas aja democraticamente: retire-se das instituições que garantem a independência da democracia e responsabilize os governantes que a degradam.

O populismo não vem da oposição a corruptos, mas da degradação das instituições pelos seus corruptores.

-------------------------------

O que escrevi recentemente sobre o modo como, no afã de derrubar o Governo, se está a estuporar a democracia era suficiente, porque nada mudou e é minha convicção que nada vai mudar. Nem penso que haja qualquer eficácia em chamar a atenção, quanto estamos longe de qualquer mecanismo normal numa democracia, como o escrutínio, ou a exigência de responsabilidades políticas para quem as tem. Do mesmo modo, as regras do jornalismo desapareceram do espaço público, substituídas por um tratamento comicieiro e politicamente motivado e orientado, que, por falta de alternativa, deixa todos entregues à intoxicação. 

É como as drogas que criam habituação.O Governo merece? Merece muito, mas o que se está a passar atinge muito mais a democracia do que o PS e o Governo, como se verá. Depois queixem-se, mas já será tarde.

José Pacheco Pereira in Intoxicação da opinião pública



7 comments:

  1. Este tipo parece que, ao envelhecer, está a retornar à esquerda de onde veio.

    Quem está a sepultar as instituições é o polvo que tomou conta do país há oito anos. O sol da Marmeleira está a dar cabo dele.

    ReplyDelete
    Replies
    1. "O sol da Marmeleira está a dar cabo dele." Execelente argumento.

      Delete
  2. a ideologia mata mais que o tabaco

    ReplyDelete
  3. "a ideologia mata" Deve ser por isso que todos morrem: não há ninguém sem ideologia. E com o esta mata....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vergílio Ferreira:«Não há pior ideologia do que a recusa dela»…

      Delete
    2. A pior ideologia é a daqueles que julgam que não há posição possível fora dela. - beatriz j a

      Delete
  4. matar e morrer são coisas diferentes...

    ReplyDelete