November 08, 2022

Uma pergunta: porque razão temos reuniões pós-laborais?

 


Hoje tenho uma reunião intercalar pós-laboral. Se as reuniões intercalares estão previstas e são obrigatórias, porque não são incluídas no calendário escolar à semelhança de outras reuniões e pausas lectivas? Se fossem reuniões de emergência, inesperadas, como às vezes é necessário fazer, percebia-se, porque na maioria das vezes não há horário comum para todos os professores de um conselho de turma dentro do tempo de aulas, mas sendo uma reunião prevista que faz parte do trabalho de rotina, segundo o ME, porque há-de ser feita em horário pós-laboral?


4 comments:

  1. Tem toda a razão. Para que servem as interrupções lectivas senão para que se possam reunir em horário antes de aulas?!
    E o pior são as infindas horas por que tais reuniões se arrastam sem préstimo que se veja. Ou seja, tratam-se os assuntos no dobro do tempo de que necessitam. Há gente que gosta muito de se ouvir falar.

    ReplyDelete
  2. As reuniões do níveis básicos chegam a ter 12 ou 14 professores. É muita gente a falar. E a papelada que têm de preencher é infernal. E mesmo nas do secundário, há muita coisa para falar porque é a 1ª reunião em que estamos todos e se faz um balanço dos trabalhos da turma. Acho estas reuniões importantes, mas deviam fazer-se no horário laboral, uma vez que os EE têm dispensa do trabalho para comparecer. Há professores com 7 e 8 turmas que passam o mês de Novembro a sair da escola às 8 da noite. É violento.

    ReplyDelete
  3. ah, ah, ah. Conheço gente que sai às 22h de reuniões (não me referia aos conselhos de turma que, é claro, são úteis e mesmo necessários); mas, se resmunga, leva um chá, atrasa a reunião e não ganha com isso senão o desabafo.
    Bom dia

    ReplyDelete
  4. Às 22h?? Bem... isso é um exagero. Mas o ME obrigar a fazer reuniões pós-laborais tem como resultado que há professores que faltam às reuniões, sobretudo os que vêm de longe.

    ReplyDelete