Volodymyr Yermolenko
@yermolenko_v
Deixem-me fazer alguns esclarecimentos.
1. Os russos querem (sempre quiseram) proibir os ucranianos de usar a sua língua na Ucrânia. Os ucranianos NÃO querem proibir os russos de utilizarem a língua russa na Rússia.
2. Além disso: Os ucranianos estão bem com os russos que falam russo na sua vida quotidiana na Ucrânia e mesmo com os ucranianos que falam russo na sua vida quotidiana. O que eles querem é ajudar a língua e a cultura ucraniana a sair de séculos de opressão.
3. Os russos afirmam que são uma minoria na Ucrânia que deve ser protegida. De facto, após séculos de domínio imperial, a política/idioma/cultura russa tornou-se uma maioria na Ucrânia e reprimiu a cultura local. Definirem-se como minoria é uma hipocrisia imperialista.
Assim, os russos têm sido uma maioria definindo-se como minoria e os colonizadores definindo-se como colonizados. Isto é uma hipocrisia do imperialismo russo. Mas isto tem vindo a mudar e os russos têm vindo a perder gradualmente as suas posições na Ucrânia nas últimas décadas.
4. Os russos querem aniquilar a Ucrânia enquanto nação. Os ucranianos querem aniquilar a Rússia enquanto império. Os ucranianos não têm qualquer desejo de aniquilar a Rússia como nação. As nações podem viver lado a lado; os impérios querem apagar outras nações. Os ucranianos querem destruir a unidade imperial da RU.
5. Esta não é uma guerra em que russos e ucranianos se estão a matar uns aos outros. Esta é uma guerra em que a Rússia invadiu a Ucrânia e é aí que mantém a guerra. Esta é uma guerra em que a Rússia mata tanto ucranianos como russos, sempre em território ucraniano.
6. A política e a cultura russas estão obcecadas com a ideia de grandeza. Esta grandeza está associada à violência. É grande quem pode ser cruel. A grandeza é uma ideologia de pessoas pequenas que só podem aceitar a sua própria existência se fizerem parte de algo "grande".
7. A transformação da Rússia só é possível como resultado da derrota militar russa. Só a derrota irá promover a ideia de que a política cruel e violenta está a tornar a Rússia menos "grande" e não mais "grande". E que deveria haver uma ideia diferente de "grandeza".
8. Para superar a ideia tóxica da grandeza, os russos terão um dia de reformular a sua correlação tóxica "grande estado - pequenas pessoas" para "pequeno estado - grandes pessoas". Para isso, a Rússia precisará de se tornar pequena.
A história está muito incompleta pois não há nenhum parágrafo sobre a NATO
ReplyDeleteA história é sobre o colonialismo da Rússia e não sobre a NATO.
ReplyDeleteJá vi que não percebe o que se passa.
ReplyDeleteEu sou uma pessoa limitada. Não percebo muita coisa.
ReplyDelete"Não percebo muita coisa." Exactamente como eu.
ReplyDeleteMas aqui é porque quer. Em muitas outras coisas não parece nada limitada.