July 24, 2022

Uma pequena e singela história para começar bem o dia



Rebecca Rideal

@RebeccaRideal

Uma pequena história: Um dia, quando eu tinha onze anos e ainda estava na Escola Primária, a minha mãe foi à cabine telefónica nas traseiras da nossa casa (não tínhamos um telefone de casa).
Caso esteja a imaginar as caixas de pilares vermelhas, não era uma delas. Era 1994 / 1995 e era uma das 'modernas' com o logótipo BT ao lado; as chamadas eram de 20p cada vez.

De qualquer modo, eu e os meus três irmãos mais novos esperámos nervosamente em casa com o nosso pai. Vivíamos os seis numa casa de dois quartos, que era propriedade da Grosvenor Housing - habitação social.

Éramos pobres e tínhamo-lo sido toda a nossa vida. "Pobres em dinheiro, mas ricos em amor", como diriam os meus pais. Tínhamos frequentemente comida do Exército de Salvação e presentes de Natal da igreja local.

O nosso pai tinha tido um esgotamento nervoso alguns anos antes e estava incapaz de trabalhar. A nossa mãe fazia serviço de mesa a tempo parcial, em festas, sempre que podia, mas nos últimos dois anos estava a estudar na faculdade. Duro.

Era disto que se tratava a chamada. Tinha-se qualificado recentemente como assistente de sala de aula (como lhes chamavam então) e tinha ido a uma entrevista alguns dias antes. O telefonema era para ver se ela tinha o emprego.

Parecia que ela tinha desaparecido para sempre. Eu sabia que a minha mãe era encantadora e que seria maravilhosa com outras crianças, mas eles tinham entrevistado muitas pessoas. Nós esperámos. Depois ela regressou. O seu rosto era ilegível, mas havia um brilho nos seus olhos.

'Consegui!', disse. Gritámos todos de alegria. Não podíamos acreditar. Um trabalho a sério, regular e seguro. Eu estava tão orgulhosa dela e à minha maneira infantil, orgulhosa de ser filha de alguém com um trabalho tão impressionante. O salário seria de cerca de 11.000 por ano, mas isso iria mudar as nossas vidas.

Havia lágrimas. Muitas e muitas lágrimas ao imaginarmos todas as formas em como as nossas iriam mudar. Ela começou a trabalhar na escola em Setembro. Era uma escola com Crianças com necessidades educativas especiais e deficientes e ela começou com uma criança adorável que tinha tido meningite quando era bebé. A minha mãe adorava-o. 
Adorava todas as centenas de crianças pequenas que passavam pelos seus cuidados, e ao longo dos anos acrescentou às suas qualificações: linguagem gestual, primeiros socorros, aprender muito e dar ainda mais. Já se passaram 27 anos e hoje é o seu dia de reforma.

Só queria dizer o quanto estou orgulhoso dela. Mudou as nossas vidas e escolheu uma carreira onde fez uma enorme diferença na vida de alguns dos mais vulneráveis da nossa sociedade. É brilhante, a minha mãe. À Julie!
🥂

(estes professores de educação especial fazem muita falta nas escolas)


No comments:

Post a Comment