July 21, 2022

Sente-se estressado? Leia um Poema

 


Sente-se estressado? Leia um Poema

O fluxo de um bom poema pode sincronizar o coração com a respiração.

por Marissa Grunes

Uma elevada variabilidade da frequência cardíaca (HRV) em estado de repouso está directamente correlacionada com a saúde mental, o bem-estar, e mesmo a resiliência, a longo prazo, a factores de stress e trauma.

Entretanto, quando se está descontraído e a desfrutar de um HRV elevado, outro estranho fenómeno ocorre no corpo: os batimentos cardíacos sincronizam-se com a respiração. Isto acontece de forma inconsciente e fora do nosso controlo, mas também se correlaciona com o bem-estar mental. E é aí que entra a poesia.

Uma série de estudos demonstrou que a leitura de poesia rítmica pode aumentar tanto a sincronização repouso HRV5 como cardio-respiratória. Isto é especialmente verdade para a poesia em longas linhas de seis batidas, tais como a antiga poesia grega que Platão descreveu como enviando os seus recitadores para um estado de transe ou "rapsódico". A alta sincronização HRV e cardio-respiratória pode ajudar a induzir aquele "estado de fluxo" em que o foco mental se torna sem esforço e agradável. 

No entanto, nem todos podemos ler a poesia grega antiga, mas podemos encontrar um poema memorável e calmamente rítmico. Para mim, um desses poemas é o de Robert Frost "Stopping by Woods on a Snowy Evening". 

Whose woods these are I think I know.
His house is in the village though;
He will not see me stopping here
To watch his woods fill up with snow.

My little horse must think it queer
To stop without a farmhouse near
Between the woods and frozen lake
The darkest evening of the year.

He gives his harness bells a shake
To ask if there is some mistake.
The only other sound’s the sweep
Of easy wind and downy flake.

The woods are lovely, dark and deep,
But I have promises to keep,
And miles to go before I sleep,
And miles to go before I sleep.




No comments:

Post a Comment