May 26, 2022

Ucrânia - News feed by the hour





Quinta-feira, 26 de Maio


09:51 AM US rejects Russia's offer to unblock Ukrainian ports in exchange for lifting sanctions. 
EUA  rejeitam a oferta da Rússia de desbloquear os portos ucranianos em troca do levantamento das sanções. O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, chamou à sugestão da Rússia de desbloquear os portos ucranianos em troca do levantamento das sanções de "promessas vazias". "A solução mais rápida para o aumento dos preços das matérias-primas e dos alimentos em todo o mundo é acabar com a guerra brutal dos russos", disse Price.

09:44 AM World Bank President: Russia's war in Ukraine could trigger global recession.
Presidente do Banco Mundial: A guerra da Rússia na Ucrânia pode desencadear uma recessão global. David Malpass disse a 25 de Maio que a Europa, a China, e os EUA estavam a assistir a um crescimento mais lento. Entretanto, as carências em fertilizantes, reservas alimentares e abastecimento energético atingiram os países em desenvolvimento.

08:59 AM 
UK Intelligence: Russia's airborne forces 'heavily involved in several notable tactical failures in Ukraine.' 
Inteligência britânica: As forças aéreas russas "fortemente envolvidas em várias falhas tácticas notáveis na Ucrânia". Estas falhas incluem a tentativa de avanço sobre Kyiv via Aeródromo de Hostomel em Março, o progresso estagnado no eixo de Izium desde Abril, e os recentes cruzamentos falhados e dispendiosos do rio Siverskyi Donets, de acordo com a última actualização dos serviços secretos pelo Ministério da Defesa do Reino Unido. O mau posicionamento das suas forças aéreas de elite "destaca como o investimento significativo de Putin nas forças armadas nos últimos 15 anos resultou numa força global desequilibrada", escreveu o Ministério.

05:41 AM 
ISW: Russia preparing for Battle of Sievierodonetsk. 
ISW: Rússia preparando-se para a Batalha de Sievierodonetsk. O Instituto para o Estudo da Guerra afirmou na sua avaliação de 25 de Maio que a intensidade da artilharia russa e do ataque aéreo, combinada com a concentração de forças russas de outros locais, sugere que a Rússia pode iniciar a sua ofensiva em Sievierodonetsk antes de cortar as linhas terrestres de comunicação ucranianas. A Rússia "poderá ter de conduzir uma ofensiva terrestre em Sievierodonetsk nos próximos dias para manter o seu ritmo depois de ter afectado uma parte significativa do pessoal, artilharia, aviação e logística à frente", escreveu o ISW.

04:14 AM 
 Media: NATO members informally agree not to supply Ukraine with aircraft and tanks. 
Meios de comunicação social: Os membros da OTAN concordam informalmente em não abastecer a Ucrânia com aviões e tanques. Citando as suas fontes na NATO, a Agência de Imprensa alemã informou que os membros da aliança concordaram informalmente em não fornecer as armas à Ucrânia, temendo que a Rússia pudesse ver a entrega de tanques e aviões de combate ocidentais como entrando na guerra e tomar medidas de retaliação, informou o jornal alemão Die Zeit.

03:05 AM 
Nike will not renew franchise agreement with Russian retailer. 
A Nike não renovará o acordo de franquia com o retalhista russo. A empresa afirmou numa declaração que "devido a desafios operacionais na Rússia, a Nike tomou a decisão de não renovar ou assumir quaisquer novos compromissos comerciais", informou o diário empresarial russo Vedomosti. No início de Março, a Nike disse que iria fechar temporariamente as suas lojas da Nike na Rússia, mas alguns locais geridos pelo seu retalhista russo, Up & Run, permaneceram abertos.

02:24 AM 
Zelensky: 'The world wasn't ready for Ukrainian bravery.' 
Zelensky: 'O mundo não estava preparado para a bravura ucraniana'. "Pela bravura de todo o nosso povo que não é inferior à Rússia e continua a defender o nosso Estado", disse o Presidente Zelensky durante a sua alocução nocturna. Em referência às dúvidas no início da guerra de que a Ucrânia seria capaz de resistir à guerra em grande escala da Rússia, Zelensky disse que muitos "simplesmente não queriam ter em conta a Ucrânia". "Não havia o hábito de levar a Ucrânia em conta, embora haja o hábito de levar a Rússia em conta, mesmo quando não há razão objectiva para tal".

01:55 AM 
Zelensky: 'Russia advancing aggressively in east, we need weapons.' 
Zelensky: 'A Rússia avança agressivamente no Leste, precisamos de armas'. No seu discurso nocturno, o Presidente Zelensky disse que enquanto as Forças Armadas da Ucrânia estão a resistir às ofensivas da Rússia no leste, em alguns lugares a Rússia ultrapassa a Ucrânia em termos de tropas e equipamento. "Ainda precisamos da ajuda de parceiros, especialmente de armas para a Ucrânia". A ajuda total, sem excepções, sem restrições, é suficiente para vencer", disse Zelensky.

01:53 AM 
Despite constant heavy shelling, Sievierodonetsk still accessible. 
Apesar dos constantes e pesados bombardeamentos, Sievierodonetsk continua acessível. Oleksandr Striuk, chefe da administração militar da cidade de Sievierodonetsk, disse que apesar dos constantes ataques da Rússia, a cidade não está sitiada e tem tropas ucranianas suficientes para reter as forças russas. Striuk disse que os sistemas de energia e comunicações estão em baixo e que, embora as estradas permaneçam perigosas, "é possível chegar à cidade". Disse também que houve baixas devido aos ataques da Rússia a 25 de Maio, incluindo dois voluntários que morreram durante a evacuação.

01:09 AM 
Progress reported in talks on NATO accession by Finland, Sweden. 
Progressos relatados nas conversações sobre a adesão à OTAN pela Finlândia, Suécia. O porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalin, afirmou que a Turquia "viu uma atitude positiva relativamente ao levantamento do embargo aos produtos da indústria de defesa" durante as conversações com delegações de candidatos à OTAN da Finlândia e da Suécia, a 25 de Maio. A Suécia e a Finlândia tinham proibido a exportação de armas para a Turquia após a sua ofensiva contra a milícia curda YPG na Síria, em 2019. Candidataram-se à adesão à OTAN no início de Maio, mas a Turquia opôs-se às suas candidaturas.

12:36 AM 
EU, UK, US set up advisory group to help Ukraine investigate Russia’s atrocities. 
UE, RU, EUA criaram um grupo consultivo para ajudar a Ucrânia a investigar as atrocidades cometidas pela Rússia. O Grupo Consultivo de Crimes de Atrocidade (ACA) irá apoiar as unidades de crimes de guerra da Procuradoria-Geral da Ucrânia na sua investigação e acusação de crimes relacionados com a guerra, de acordo com o governo britânico. "O ACA irá reforçar os actuais esforços da UE, dos EUA e do Reino Unido no sentido de uma maior responsabilização por crimes de atrocidade no contexto da actual guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia", disse o governo do Reino Unido.

No comments:

Post a Comment