May 23, 2022

Ucrânia - News Feed by the hour




kyivindependent.com


Segunda-feira, 23 de Maio


08:16 AM New Zealand to send 30 army personnel to train Ukrainian soldiers in UK. 
Nova Zelândia vai enviar 30 militares para treinar soldados ucranianos no Reino Unido. A primeira-ministra neozelandesa Jacinda Ardern anunciou que o seu país enviará 30 efectivos das forças de defesa para o Reino Unido para ajudar a treinar soldados ucranianos a operar armas de campo ligeiro L119.

07:01 AM Update: 1 killed, 4 injured in Russian airstrike on Malyn, Zhytomyr Oblast.
Actualização: 1 morto, 4 feridos no ataque aéreo russo a Malyn, Zhytomyr Oblast. O presidente da câmara de Malyn, Oleksandr Sytailo, informou no final do dia 22 de Maio que um funcionário da Ukrzaliznytsia foi morto. Três outros empregados dos caminhos-de-ferro e um cidadão foram feridos no ataque. Sytailo acrescentou que o ataque danificou as infra-estruturas ferroviárias locais, cerca de 150 edifícios residenciais, várias lojas e cafés, e fábricas industriais na área.

06:20 AM Ukraine’s parliament bans Russian war symbols. 
O parlamento da Ucrânia proíbe os símbolos de guerra russos. A 22 de Maio, o Verkhovna Rada proibiu os símbolos "Z" e "V", que têm sido utilizados pela Rússia para promover a sua guerra. No entanto, o Presidente Volodymyr Zelensky pediu que fossem permitidos para fins educativos ou históricos.

05:18 AM  Ukraine’s Military: Russian frigate Admiral Makarov leaves Sevastopol.
Militares da Ucrânia: A fragata russa Almirante Makarov deixa Sevastopol. O Comando Operacional da Ucrânia "Sul" disse a 22 de Maio que o navio de guerra se dirigiu às posições russas no Mar Negro, aumentando a probabilidade de lançamento de mísseis sobre a Ucrânia.

05:00 AM Rescuers recover over 150 bodies from beneath rubble in Kharkiv since start of war. 
Os socorristas recuperam mais de 150 corpos de debaixo dos escombros em Kharkiv desde o início da guerra. Segundo o Chefe Adjunto do Serviço de Emergência do Estado Anatolii Torianyk, num discurso televisivo de 22 de Maio, 250 pessoas foram resgatadas e 98 áreas danificadas foram desbloqueadas.

04:22 AM Russian troops outnumber locals in Vasylivka, Zaporizhzhia Oblast. 
As tropas russas são em maior número do que os habitantes de Vasylivka, Zaporizhzhia Oblast. A Administração Militar Regional de Zaporizhzhia informou a 22 de Maio que o número de tropas russas está a crescer na região, à medida que as forças russas tentam reagrupar-se.

04:08 AM Institute for the Study of War: Russian forces likely preparing to resume offensives on Ukraine’s southern axis. 
Instituto para o Estudo da Guerra: forças russas provavelmente preparando-se para retomar as ofensivas no eixo sul da Ucrânia. O think tank americano disse que as tropas russas estão provavelmente a preparar-se para contra-ofensivas ucranianas e operações prolongadas no sul da Ucrânia. Citando os militares ucranianos, as tropas russas na região estão a construir linhas secundárias de defesa, a reforçar os sistemas de defesa aérea, a realizar reconhecimento, e a bombardear posições ucranianas, indicando que estão a preparar-se para as ofensivas subsequentes.

03:27 AM Prosecutor General’s Office: Russian forces use hostages as human shields in Chernihiv Oblast. 
Procuradoria-Geral da República: As forças russas usam reféns como escudos humanos em Chernihiv Oblast. De 3 a 31 de Março, 350 residentes foram mantidos numa cave escolar de 197 metros quadrados em Yahidne, onde as tropas russas tinham estabelecido o quartel-general. Entre os reféns encontravam-se pessoas idosas, bem como 77 crianças e cinco bebés. Devido à falta de espaço suficiente, saneamento, ar fresco, alimentos e água, 10 pessoas idosas morreram.

03:08 AM White House: Russia will be unable to disrupt US military assistance to Ukraine.
Casa Branca: A Rússia não será capaz de interromper a assistência militar dos EUA à Ucrânia. O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, afirmou numa conferência de imprensa a 22 de Maio que a cadeia de fornecimento de armas à Ucrânia é "diversa e resistente". De acordo com Sullivan, mesmo que a Rússia vise alguns carregamentos de armas ocidentais na Ucrânia, não irá perturbar fundamentalmente as disposições.

02:42 AM Zelensky: Joint customs control with Poland to accelerate border procedures, reduce corruption. 
Zelensky: Controlo aduaneiro conjunto com a Polónia para acelerar os procedimentos fronteiriços, reduzir a corrupção. O Presidente Volodymyr Zelensky disse que o acordo bilateral "histórico", anunciado anteriormente a 22 de Maio, marca o início da "integração da Ucrânia no espaço aduaneiro comum da União Europeia". Anunciou também um prémio para "agradecer às cidades dos países parceiros que mais têm ajudado". Rzeszow, Polónia, será a primeira a receber o prémio.

01:57 AM The Guardian: Syrian barrel bomb experts in Russia to work with Putin’s forces. 
The Guardian: Especialistas sírios em bombas de barril estão na Rússia para trabalhar com as forças de Putin. Oficiais europeus acreditam que mais de 50 peritos ligados às notórias bombas de barril dos militares sírios estão na Rússia para potencialmente desenvolver uma campanha semelhante contra a Ucrânia. As bombas de barril são explosivos grosseiros embalados num tambor, muitas vezes largados de um helicóptero.

01:43 AM Russian forces kill 5, wound 11 in Donetsk Oblast on May 22. 
As forças russas matam 5, ferem 11 em Donetsk Oblast no dia 22 de Maio. O governador de Donetsk Oblast, Pavlo Kyrylenko, disse que, dos mortos, dois estavam em Lyman, um em Dachny, um em Klinov, e um em Avdiivka.

01:22 AM Explosion in Enerhodar injures self-proclaimed ‘mayor,’ his bodyguards. 
A explosão na Enerhodar fere o autoproclamado "presidente da câmara", os seus guarda-costas. O autoproclamado presidente da câmara de Enerhodar, Andrii Shevchyk, e os seus guarda-costas foram feridos numa explosão à entrada do seu edifício de apartamentos no início do dia 22 de Maio. O presidente da câmara da Enerhodar, Dmytro Orlov, confirmou o acidente e disse que estão a ser tratados num hospital local. "Podemos concluir que o alvo era o colaborador", disse Orlov.

01:05 AM Josep Borrell: 'The time to push forward European defense is now.'
Josep Borrell: "Chegou o momento de fazer avançar a defesa europeia". Esgotados os stocks resultantes do apoio militar da UE à Ucrânia desde o início da guerra da Rússia apontam para défices na segurança europeia e subinvestimento na indústria de defesa da UE durante vários anos, o principal diplomata da UE, Josep Borrell, escreveu num post de blogue a 22 de Maio. O ataque da Rússia à Ucrânia "representa uma mudança tectónica no panorama da segurança europeia", disse Borrell.

12:31 AM Ukrainians fleeing Russian occupation: ‘We decided it was scarier to stay, so we left’
Ucranianos em fuga da ocupação russa: 'Decidimos que era mais assustador ficar, por isso partimos'.


No comments:

Post a Comment