kyivindependent.com
Quinta-feira, 28 de Abril
09:47 AM
Ministério da Defesa do Reino Unido: 'Cerca de 20 navios da Marinha russa permanecem na zona operacional do Mar Negro, incluindo submarinos'. Numa actualização a 28 de Abril, o ministério disse que, apesar das "perdas embaraçosas do navio de desembarque Saratov e do cruzador Moskva", a frota russa do Mar Negro mantém a capacidade de atingir alvos ucranianos e costeiros. No entanto, a Rússia não consegue substituir o Moskva submerso, uma vez que o Estreito de Bósforo permanece fechado aos navios de guerra não turcos.
08:47 AM
Chefe da ONU para se encontrar com Zelensky, visitar Bucha e Irpin. O Secretário-Geral da ONU Antonio Guterres deverá encontrar-se com o Presidente Volodymyr Zelensky a 28 de Abril em Kiev, na sequência de conversações com o ditador russo Vladimir Putin em Moscovo. Ele disse que a sua equipa iria "continuar o nosso trabalho para expandir o apoio humanitário" à Ucrânia e "assegurar a evacuação de civis". "Quanto mais cedo esta guerra acabar, melhor - para bem da Ucrânia, da Rússia e do mundo", disse Guterres tweeted anteriormente.
07:51 AM
CNN: Os EUA têm informações credíveis de que os militares russos executaram ucranianos que tentaram render-se. Os EUA têm "informações credíveis de que uma unidade militar russa a operar nas proximidades de Donetsk executou ucranianos que tentavam render-se, em vez de os levar sob custódia", disse a Embaixadora-geral da Justiça Criminal Global Beth Van Schaack na ONU a 27 de Abril. "Se for verdade, isto seria uma violação de um princípio fundamental das leis da guerra".
05:30 AM
A Ucrânia repeliu seis ataques russos nas direcções de Donetsk e Luhansk. O exército ucraniano repeliu seis ataques russos nos oblastos de Donetsk e Luhansk, de acordo com a última actualização do quartel-general da Operação das Forças Conjuntas da Ucrânia. O exército também disse ter destruído cinco tanques, um sistema de artilharia, 21 veículos blindados, um veículo blindado de combate, um carro e uma instalação antiaérea.
04:09 AM
Microsoft: Os hackers e militares russos trabalharam em conjunto. Os hackers do governo russo realizaram pelo menos 37 ciberataques contra a Ucrânia entre 23 de Fevereiro e 8 de Abril, disse a Microsoft no seu último relatório. Os investigadores do gigante tecnológico descobriram também que os hackers e as operações militares trabalharam em conjunto, concentrando-se nos mesmos alvos, mas a Microsoft disse que não estava claro se havia um plano coordenado ou se eles eram apenas impulsionados por objectivos partilhados.
03:44 AM
New York Times: Legisladores americanos aprovam lei para dar fundos de bens russos apreendidos à Ucrânia. O projecto de lei pede à administração Biden que venda bens russos congelados e utilize os fundos para fornecer ajuda militar e humanitária adicional à Ucrânia. O NYT informa que o projecto de lei não é vinculativo, mas sim simbólico de um desejo bipartidário de Biden de tomar uma posição mais forte em relação à Rússia.
02:28 AM
Força Aérea da Ucrânia: 8 alvos aéreos russos destruídos. O centro de imprensa da Força Aérea da Ucrânia informou no início do dia 28 de Abril que a Rússia perdeu pelo menos um avião, um míssil, e 6 UAV nas últimas 24 horas. O Kyiv Independent não pôde verificar imediatamente esta afirmação.
01:12 AM
Os legisladores canadianos votam para rotular os actos da Rússia na Ucrânia como "genocídio". Os legisladores canadianos votaram unanimemente a 27 de Abril para qualificar os ataques da Rússia na Ucrânia como "genocídio", com membros do parlamento a dizer que havia "amplas provas de crimes de guerra sistémicos e maciços contra a humanidade" a serem cometidos por Moscovo.
No comments:
Post a Comment