April 21, 2022

Tenho ouvido partes do julgamento que opõe Johnny Depp à ex-mulher

 


Ouço pedaços de vez em quando, se tenho tempo - aquilo dura o dia todo. É muito interessante de ver porque é um daqueles julgamentos onde estão em causa 50 milhões de dólares de maneira que cada parte tem advogados de topo e vê-los a evoluir na estratégia é pedagógico. Tem sido o lado dele a falar, pois foi ele quem pôs o processo à Amber Heard para lhe sacar 50 milhões de dólares - até agora ele perdeu os dois processos que já lhe pôs- e cabe-lhe a ele provar o caso. 

Ele alega que ela o difamou quando disse que era vítima de violência doméstica e que por causa dela perdeu o emprego, nomeadamente o papel no filme, Piratas da Caraíbas VI ou lá o que é.

Da parte dele já houve testemunhas e ontem e hoje foi ele mesmo a testemunhar. Os advogados dele só trouxeram testemunhas que dizem que ele é deus na Terra, que se aproveitam de ele ter trabalhado com grandes actores e realizadores que mesmo alguns estando mortos funcionam como testemunhas abonatórias. Ele testemunhou com voz doce, contou a sua infância infeliz e depois fez o que os americanos chamam de trashing à ex-mulher. Uma coisa mesmo ordinária. Por exemplo, gravou-a várias vezes sem ela saber depois de provocar discussões. Então nas gravações ele aparece muito manso, passivo-agressivo a picá-la e ela a passar-se. Ele é um indivíduo de 50 e tal anos e ela de trinta.

Enfim, hoje é a vez do advogado dela contra-interrogar e começamos a ver as mentiras dele: as mensagens vergonhosas que envia a amigos, as gabarolices de ter gente que comete ilegalidades para lhe arranjar cocaína, as bebedeiras e drogas com o Marilyn Manson, as mensagens a dizer que é um monstro e que esse mostro estraga as relações todas, as mensagens a dizer que a mulher é a sua melhor amiga... e ainda vai no início.

A questão é que todo este julgamento é interessante pela parte de vermos este tipo de advogados a trabalhar mas horrível do ponto de vista humano. Coisas privadas não deviam ser públicas. E pessoas com excesso de dinheiro, muitas vezes com vidas e infâncias terríveis, com pouco auto-controlo, auto-indulgentes, rodeados de 'amigos' da droga e, por isso, com hábitos de excesso de consumo de drogas, passam muitas vezes todos os limites em privado e trazer isso para público é horrível.


2 comments: