April 20, 2022

Acerca das sanções aos tenistas russos




Este texto é a resposta a um comentário no post, A elite russa não quer a guerra mas têm todos medo de Putin, mas resolvi publicá-lo porque diz o que penso deste assunto.


As sanções criam dificuldades à vida dos russos e algumas sanções impedem-nos de exercer as suas profissões. Os russos, em contrapartida, impedem os ucranianos de viver, de existir, de serem livres, de viverem no seu país, de terem uma casa, de viverem nas suas terras, de educarem os seus filhos na sua língua, na sua cultura, no seu lar, de terem um futuro, de terem um passado inscrito nos monumentos da sua existência colectiva, para já não falar de perderem todos a profissão e terem sido obrigados a fugir ou transformarem-se em soldados. Nesta medida, as sanções parecem-me um preço irrelevante a pagar

É caro que podem dizer-me que os tenistas estão na sua vidinha e não estão a atacar os ucranianos e até podem ser contra a guerra. Porém, a questão está em que são parte do povo que mantém, sustem e apoia Putin e não podem dizer que nada têm que ver com isso.

Repare-se que em meu entender todos, na medida em que, internacionalmente, vimos Putin crescer em agressividade e crimes e deixámos impune essa sua agressividade temos uma responsabilidade indirecta neste assunto, embora em graus diferentes: eu tenho muitíssimo menos que o chanceler Schröder, que o Presidente da Comissão Europeia ou o Presidente dos EUA, etc. Aqueles que têm a maior responsabilidade são os russos e cabe-lhes a eles fazer qualquer coisa para parar a guerra e os crimes que estão a ser cometidos em seu nome. Se estão contra, que o digam e assumam. O que não pode ser é quererem continuar com a sua vidinha enquanto o seu Presidente diz publicamente a todos os russos que vai acabar com a Ucrânia, que é um país que não existe, que o povo não tem direito a existir e que no fim da guerra nem o nome vai sobrar.

Eles não são sancionados por terem uma nacionalidade, mas porque sustêm um déspota e os seus crimes. Eles, russos, é que estão a atacar as pessoas de um país apenas por terem uma determinada nacionalidade cuja existência Putin não aceita.

Portanto, sim, penso que os tenistas devem ser impedidos de jogar, a não ser que tomem uma posição pública sobre o assunto.

Eu, se fosse russa e não tivesse coragem de tomar uma posição pública ou não pudesse, sei lá, por ter filhos pequenos e não ter ninguém que cuidasse deles indo para a cadeia ou isso, agradecia as sanções dos estrangeiros. Agradecia que, não havendo coragem dos russos para agir contra um presidente criminoso, alguém de fora o fizesse, e o forçasse a desaparecer ou a que os militares ou outros que têm meios para o afastar que o afastarem, e consideraria as sanções um sacrifício irrelevante a pagar, face ao horror que os ucranianos estão a sofrer.

publicado no blog delito de opinião

No comments:

Post a Comment