April 02, 2022

"A única forma de mudar qualquer coisa na Rússia é uma revolução" - Daniil Dubov

 


"A única forma de mudar qualquer coisa na Rússia é uma revolução"

Vladimir Putin usa frequentemente estrelas do desporto para promover a sua propaganda. Mas o mestre de xadrez russo Daniil Dubov está a fazer frente ao líder russo e à guerra na Ucrânia. Numa entrevista, o jovem de 25 anos explica porque está disposto a correr esse risco.

Entrevista Conduzida por Florian Pütz

É uma quarta-feira à noite e Daniil Dubov está sentado no bar de um hotel em Berlim. A escuridão a cair do lado de fora e o mestre de xadrez russo de 25 anos acaba de jogar para um sorteio no Grande Prémio FIDE, um torneio importante que se realiza actualmente na capital alemã. Ele diz que foi mais ou menos um jogo como qualquer outro, embora admita que está a ter dificuldades em concentrar-se no xadrez neste momento, com o seu país, a Rússia, a travar uma guerra de agressão contra a Ucrânia.

Pouco depois do início da invasão, Dubov juntou-se a outros 43 jogadores de xadrez russos na condenação da guerra numa carta aberta ao Presidente Vladimir Putin, uma jogada arriscada para ele, dado que vive em Moscovo. Senta-se com a DER SPIEGEL para discutir o assunto no café. Enquanto fala, ele continua a olhar pela janela pensativamente.

DER SPIEGEL: Sr. Dubov, é um dos 44 jogadores de xadrez russos que, numa carta aberta ao Presidente russo Vladimir Putin no início de Março, apelou ao fim da guerra de agressão contra a Ucrânia. Porque decidiu fazer isto?

Dubov: Provavelmente pensa que a Rússia é um país mau e que nós somos pessoas más. Mas há um grande número de pessoas que partilham os mesmos valores que o senhor na Europa. Quando as acções militares começaram, parecia uma loucura, era difícil de acreditar. Ficámos apenas chocados. Quando publicámos a carta, sentimo-nos bem, como se pudéssemos fazer a diferença. Agora parece que não fez a diferença. Agora já nem sequer se pode usar a palavra "guerra" na Rússia. A nossa carta foi publicada antes desta nova lei, por isso, pelo menos não somos criminosos.

DER SPIEGEL: Continuaria agora a dizer a palavra guerra?

Dubov: Não. Os meios de comunicação russos não seriam capazes de me citar então. É estranho que uma única palavra nos possa meter em problemas.

DER SPIEGEL: Foi o iniciador da carta?

Dubov: A carta era parcialmente minha, mas surgiu através de um trabalho de equipa.
Dubov: Este tipo de protesto não costuma levar a problemas graves. Talvez ainda haja consequências, mas por algo como isto não se é imediatamente colocado na prisão. Houve muitas pessoas que disseram praticamente a mesma coisa em público.

DER SPIEGEL: A apresentadora de televisão Marina Ovsyannikova tem de pagar uma multa após o seu protesto na televisão russa. Ela não pode voltar à sua antiga vida. O adversário do Kremlin Alexei Navalny está na prisão há já algum tempo. Não tem medo de consequências duras?

Dubov: Não sei. Há muitas pessoas que criticam Putin e ainda são livres. Eu não me vejo realmente em apuros. Eu não insulto o meu país. Apenas penso que cometemos um erro muito grande. Se isso me meter em sarilhos, que assim seja.

DER SPIEGEL: Considerava-se um adversário político de Putin mesmo antes da guerra?

Dubov: Para ser um verdadeiro adversário, é preciso realmente fazer alguma coisa. Eu não sou um político profissional. Mas eu amo este país e quero que ele se saia bem. Critico as coisas porque tenho o direito de o fazer. Por exemplo, também critiquei o governo depois da Crimeia em 2014 ...

DER SPIEGEL: ... a anexação da Crimeia.

Dubov: Não gostei da direcção geral, por assim dizer, mas nunca fui politicamente activo.

DER SPIEGEL: A guerra já dura há cerca de um mês. Como encara a guerra hoje?

Dubov: Não pode ficar pior para a Rússia. Não podemos compensá-lo. O que se está a passar é um desastre. As consequências serão longas e desagradáveis, não importa para onde vá o conflito. Espero que termine o mais depressa possível.

DER SPIEGEL: Que consequências da guerra sente pessoalmente?

Dubov: Como muitos russos, tenho amigos na Ucrânia com quem me preocupo. Alguns deles deixaram o país, outros estão a defendê-lo. Eu digo-lhes que sou russo, mas que sou contra o que está a acontecer.

DER SPIEGEL: Os seus amigos na Ucrânia bloqueiam o contacto consigo porque o senhor é russo?

Dubov: Não nessa medida, mas é claro que tem um impacto.

DER SPIEGEL: Também sente pessoalmente as sanções do Ocidente contra a Rússia?

Dubov: Sinto-as, mas posso viver com elas. Por exemplo, ainda não recebi o meu prémio em dinheiro para o primeiro Grande Prémio em Fevereiro, devido aos problemas com as transacções bancárias. O Netflix e o Instagram estão bloqueados. Alguns dos medicamentos ficaram indisponíveis. Mas em comparação com as pessoas que estão realmente em apuros, estes não são, propriamente, problemas.

DER SPIEGEL: Está actualmente a jogar no terceiro Grand Prix tournament em Berlim. Na série de torneios, os jogadores têm a oportunidade de se qualificar para o Torneio dos Candidatos. Tem dificuldade em concentrar-se agora no xadrez?

Dubov: Sim, normalmente estou totalmente concentrado e motivado e dou o meu melhor. Agora é completamente diferente, estou deprimido. É difícil preparar-se para os jogos quando se tem de folhear as notícias de três em três minutos. Esta manhã, tentei preparar-me para o jogo com o meu treinador. Mas havia algumas notícias para discutir e depois não tivemos tempo.

DER SPIEGEL: Os jogadores russos ainda podem jogar em torneios, mas não com a bandeira do seu país. Agora jogam com a bandeira da federação mundial FIDE. O que pensa disso?

Dubov: Acho estranho. Todos sabem de onde venho, onde vivo, para que país joguei. Banir a bandeira de cada russo é como equiparar todo o país ao actual governo. Sinto-me óptimo quando toco pela Rússia, mas não represento o Kremlin. Eu represento Dostoevsky e Chekhov - eu represento a cultura, o povo.

DER SPIEGEL: FIDE decidiu que a Olimpíada, a competição mais importante da equipa, não terá lugar em Moscovo, mas sim em Chennai, Índia. As equipas russas estão excluídas. Como encara esta decisão?

Dubov: Na situação actual, a FIDE teve de tomar esta decisão. Porque quando falamos de FIDE, estamos a falar de negócios. Em termos de encontrar patrocinadores, esta é claramente uma boa jogada. Mas é possível que haja uma equipa sob uma bandeira neutra, pelo que os russos serão autorizados a competir, mas não sob a bandeira russa.

DER SPIEGEL: A Federação Ucraniana de Xadrez está a exigir que todos os jogadores russos sejam banidos. Têm medo disso?

Dubov: Consigo compreender a posição ucraniana. Penso que é radical, mas faz sentido quando se exige que todas as pessoas com passaportes russos sejam banidas. Como russo, no entanto, ficaria, claro, descontente com isso.

DER SPIEGEL: jogadores ucranianos como o grão-mestre Andrei Volokitin não querem competir contra jogadores russos e bielorussos. Compreenderia esta decisão se o seu adversário não aparecesse no jogo por ser russo?

Dubov: Sim. As razões são claras. Faz sentido. Mas não creio que seja correcto. E também não creio que o impacto seja real.

DER SPIEGEL: Tem medo de já não receber convites para torneios por causa da sua nacionalidade? Isso seria uma espécie de proibição profissional.

Dubov: O medo é um pouco exagerado. O número de convites para os russos irá definitivamente diminuir. Mas acho emocionalmente difícil, neste momento, preocupar-me com tais bagatelas.

DER SPIEGEL: O antigo vice-campeão mundial russo Sergey Karjakin é, por assim dizer, a sua antítese. Ele espalha propaganda do Kremlin através do Twitter e do Telegrama.

Dubov: Eu sigo o seu canal de Telegramas. É muito engraçado. Se eu fosse um cientista, pensaria que Karjakin é um assunto muito interessante.

DER SPIEGEL: No passado, Karjakin já se deixou ver vestindo uma camisa Putin. Numa carta aberta, jurou recentemente, mais uma vez, fidelidade ao presidente. Como avalia o seu papel?

Dubov: Foi uma grande história para o xadrez. Foi uma vergonha. Mas em termos da Rússia como um todo, não creio que Karjakin seja uma grande ajuda para Putin. Tenho a certeza que Karjakin está a fazer isto principalmente em seu próprio benefício, para prosseguir uma carreira política.

DER SPIEGEL: Será que ele não tem muitos seguidores na Rússia?

Dubov: Não creio que o número dos seus apoiantes seja maior do que o meu combinado com o de Ian Nepomniachtchi. E ambos assinámos a carta aberta a Putin.

DER SPIEGEL: Conhece bem Karjakin?

Dubov: Nós nunca fomos amigos. Havia sempre tensões. Começou com a Crimeia, sobre a qual tínhamos opiniões muito diferentes. Mas, e isto é estranho, quando se fala com ele a sós, ele é muito simpático. Também conheço muitas histórias privadas sobre ele a fazer coisas boas e a ajudar pessoas. O homem de quem tinha lido nas notícias era uma pessoa completamente diferente. Sem ser online, ainda não o ouvi fazer uma declaração política.

DER SPIEGEL: Como é isso possível? Haverá alguém que dite a Karjakin o que ele tem a dizer em público?

Dubov: Não creio que ele siga ordens. Tenho a certeza que o faz porque o quer fazer. Mas eu não sei as suas razões. Talvez porque pensa que é correcto, talvez porque pensa que é útil, muito provavelmente um pouco de ambos.

DER SPIEGEL: FIDE proibiu-o durante seis meses por causa do seu apoio à guerra. Foi essa a atitude correcta?

Dubov: Essa é uma decisão estranha. O código de ética da FIDE diz que não se deve prejudicar a imagem do xadrez. Ele fez claramente isso. Se ele é realmente culpado, a sua proibição deve ser de alguns anos. Mas acho hipócrita que, de repente, tantos exijam que ele seja punido enquanto mais ou menos todos se calam em 2014. Vejo a diferença, mas é óbvio para mim que estas duas coisas estão ligadas. E Karjakin, na verdade, nunca o negou também.

DER SPIEGEL: Se conhecesse agora Karjakin, falaria com ele sobre a sua propaganda?

Dubov: Sinceramente, não sei. Não posso prometer que nunca mais lhe apertarei a mão. Mas vou tentar.

DER SPIEGEL: FIDE é dirigido por um presidente russo, Arkady Dvorkovich. Ele foi vice-primeiro-ministro da Rússia entre 2012 e 2018. Agora, ele falou publicamente de uma guerra. Foi acusado de traição na Rússia. Como avalia o seu papel?

Dubov: Eu conheço-o bastante bem. Penso que ele tem os mesmos pontos de vista que eu. Ele não gosta do que se está a passar. Ele pensa claramente que é um erro. Mas ele está numa posição muito, muito difícil. Especialmente porque o Kremlin exigiu agora mesmo publicamente que a FIDE revogasse a proibição de Karjakin. Eu realmente não gostaria de estar no seu lugar.

DER SPIEGEL: O antigo campeão mundial Anatoly Karpov, uma lenda do xadrez, é um membro do parlamento russo, a Duma. Ele votou a favor do reconhecimento das "repúblicas populares" de Donetsk e Luhansk e foi sancionado pela União Europeia por isso. Terá ele mais poder do que Karjakin?

Dubov: Ele é muito mais poderoso do que Karjakin. Todos sabem quem é Karpov. Ele é mais conhecido do que Magnus Carlsen. As pessoas sabem que o xadrez é o jogo de Karpov e Garry Kasparov.

DER SPIEGEL: O seu eterno adversário.

Dubov: No sentido político, Karpov é mais poderoso que Karjakin porque se senta na Duma e Karjakin é apenas um blogger da Instagram.

DER SPIEGEL: Está a pensar em enviar mais sinais, por exemplo, através de outra carta aberta ou em manifestações?

Dubov: Já há protestos. Já participei em algumas manifestações deste tipo na minha vida.

DER SPIEGEL: protestou pela liberdade do adversário do Kremlin, Alexei Navalny, depois de ter sido preso no início de 2021.

Dubov: Sim, Alexander Grischuk e eu estivemos lá. Provavelmente pensa que foi preciso muita coragem, mas não o faz. Também não muda nada. Basicamente, espera-se que a polícia tome medidas e ataque as pessoas. Depois vai-se para casa. Se não sair a tempo, a polícia apanha-o. Depois, torna-se desconfortável.

DER SPIEGEL: Será que isso também lhe aconteceu?

Dubov: Isso agora não importa. Seja como for, desta vez não fui aos protestos. Penso que não conseguiu nada. Com Navalny, tive a sensação de que havia uma hipótese de um grupo muito, muito grande de pessoas enviar uma mensagem que seria ouvida. Qual é o objectivo agora? Será que as pessoas pensam realmente que o governo vai cancelar as tropas porque alguns milhares de pessoas vão para as ruas? Isso pode parecer cínico, mas, sinceramente, não quero ser espancado por um objectivo para o qual não vejo qualquer hipótese.

DER SPIEGEL: Para onde quere ir a partir daqui?

Dubov: Não há um cenário optimista para os democratas. Temos de esperar e ver, mesmo que seja insatisfatório. O que estou a dizer agora é realmente perigoso, mas a única forma de mudar alguma coisa na Rússia é uma revolução. Pessoalmente, não quero isso. Acho-o racional; pode chamar-me cobarde, se quiser. Mas eu não quero que a revolução comece, não quero que os russos matem russos. Parece ser a única forma, mas as consequências seriam piores. E mesmo em termos de democracia, Putin e as suas acções são claramente apoiadas pela maioria dos russos, quer se goste quer não.

DER SPIEGEL: Já tem planos pessoais para os próximos meses?

Dubov: Não. Não há muito pelo que esperar. Tenho dificuldade em pensar no meu futuro no xadrez. A guerra nuclear pode irromper. Poderia perder o fim do mundo ao analisar a abertura italiana.

No comments:

Post a Comment