Segunda-feira, 14 de Março
07:56
delegações externas ucranianas e russas para reiniciar as negociações via videoconferência às 10:30 horas, hora de Kyiv. A hora foi confirmada por David Arakhamia, membro da delegação e líder do partido de Zelensky no parlamento, segundo o canal de telegramas do conselheiro do Ministério do Interior Anton Gerashchenko.
07:25
bloco de apartamentos externo em Kyiv em chamas após bombardeamento. Os bombeiros estão a apagar fogo nos dois andares de um bloco de apartamentos de nove andares na rua 20 Bohatyrska, no bairro norte de Obolon, na capital, de acordo com o Serviço de Emergência do Estado. Vários andares inferiores estão muito danificados após serem atingidos por volta das 5 da manhã.
07:19
Autoridades externas de Kyiv dizem ter acumulado alimentos essenciais durante um mínimo de 2 semanas. No caso de Kyiv ser cercado e sitiado, há informações de que há alimentos suficientes para pelo menos 2 semanas para alimentar os dois milhões de pessoas que permaneceram na capital.
06:43
Cruz Vermelha externa: cessar-fogo necessário para evitar o "pior cenário possível" em Mariupol. O Comité Internacional da Cruz Vermelha afirmou que "o pior cenário possível aguarda as centenas de milhares de civis encurralados por combates pesados em Mariupol, a menos que as partes cheguem urgentemente a um acordo humanitário concreto". A cidade está sob o cerco russo há mais de 12 dias.
05:58
Austrália externa impõe sanções a 33 oligarcas russos, homens de negócios. A Austrália impôs sanções contra os de "significado económico ou estratégico para a Rússia". Entre eles estão oligarcas e o dono do Chelsea FC Roman Abramovich, CEO da Gazprom Alexey Miller, e Presidente do Rossiya Bank Dmitri Lebedev.
05:24
A Ukrzaliznytsia externa lança comboios de evacuação adicionais de Kharkiv, Dnipro, Kryvyi Rih. Dois comboios de Kharkiv dirigem-se para Lviv e Uzhhorod, enquanto os comboios de Dnipro e Kryvyi Rih se dirigem para Chop e Chelm, Polónia.
04:10
O deputado local Pro-Kremlin, em Melitopol, anuncia a difusão da televisão russa. Halyna Danylchenko citou um "grande défice de informação de confiança" como motivo para introduzir a televisão estatal russa na cidade ocupada. O Presidente da Câmara de Melitopol Ivan Fedoriv foi raptado pela Rússia.
03:34
Reino Unido externo para doar mais de 500 geradores móveis à Ucrânia. O governo do Reino Unido irá fornecer energia para infra-estruturas críticas na Ucrânia, incluindo hospitais, abrigos, e estações de tratamento de água.
03:13
Reuters: A Ucrânia emprega o reconhecimento facial Clearview AI. O Ministério da Defesa terá livre acesso ao sistema de arranque dos EUA, que ajudará a identificar indivíduos nos postos de controlo, forças russas, e os falecidos, bem como a combater a desinformação.
02:42
forças ucranianas externas destroem 4 aviões e 3 helicópteros no dia 13 de Março. O Comando da Força Aérea das Forças Armadas Ucranianas anunciou que tinha abatido 7 aviões russos e um veículo aéreo não tripulado no dia 13 de Março, utilizando mísseis antiaéreos.
02:38
Os soldados russos capturados no exterior serão punidos na Ucrânia ou serão utilizados para troca de prisioneiros. A vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk anunciou que a Ucrânia iria seguir as leis humanitárias internacionais ao lidar com prisioneiros de guerra russos.
02:16
Bermudas externas retiram licenças para aviões operados pela Rússia devido a preocupações de segurança. A partir de 12 de Março, a autoridade aeronáutica das Bermudas suspendeu todas as licenças russas por ser "incapaz de aprovar com confiança estes aviões como sendo aeronavegáveis" devido a sanções contra a Rússia, que afectaram "a capacidade de sustentar a supervisão da segurança". Segundo a Al Jazeera, estima-se que a mudança terá impacto em mais de 700 aeronaves.
02:06
Rússia externa ameaça as empresas ocidentais com detenções, apreensões de bens. Os procuradores russos emitiram avisos de que as empresas podem ter os seus bens apreendidos por terem saído da Rússia, relata o Wall Street Journal, citando as suas fontes. Além disso, podem prender líderes empresariais que critiquem o governo.
01:48
Kadyrov externo diz que está perto de Kyiv. Um vídeo publicado pelo canal de televisão checheno Grozny a 13 de Março supostamente mostra o líder checheno Ramzan Kadyrov a falar com combatentes chechenos sobre um ataque que dizem ter ocorrido perto da capital ucraniana. Num telegrama, Kadyrov afirmou que se estava a aproximar de Kyiv.
01:35
Reino Unido externo: A Rússia cortou a Ucrânia ao comércio marítimo internacional. O Ministério da Defesa do Reino Unido declarou que a frota russa estabeleceu um bloqueio aos portos do Mar Negro da Ucrânia.
00:38 Zelensky warns NATO that 'it's a matter of time' before Russia attacks their members.
Zelensky adverte a NATO de que "é uma questão de tempo" antes que a Rússia ataque os seus membros. Num recente discurso em vídeo, o Presidente Volodymyr Zelensky disse ter avisado a NATO que, sem sanções preventivas, a Rússia começaria uma guerra, e que Moscovo utilizaria o Nord Stream 2 como arma. "Agora é óbvio", disse ele. "Repito": Se não fechar o nosso céu, é apenas uma questão de tempo até que os mísseis russos caiam no seu território, no território da NATO, nas casas dos cidadãos da NATO".
00:22
A Grã-Bretanha externa dá as boas-vindas às crianças ucranianas que lutam contra o cancro, às suas famílias. O Secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid David, disse que 21 crianças e as suas famílias chegaram a Londres a 13 de Março e receberão os cuidados médicos adequados.
00:06 Ukraine evacuates more than 5,550 civilians on March 13
A Ucrânia externa evacua mais de 5.550 civis no dia 13 de Março. A cidade sitiada de Mariupol vista como a mais urgente para a evacuação não foi mencionada na lista de nove corredores humanitários que funcionaram hoje. Cerca de 3.950 do número total foram evacuados de cidades e vilas perto de Kyiv, disse a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk.
No comments:
Post a Comment