Putin exige que não adiram à NATO, que se declarem nazis, jurem desnazificar-se e desmilitarizar-se, isto é, têm o ladrão assassino à porta e prometem daqui para a frente destrancar a porta e deixá-la escancarada depois de se declararem nazis frente ao nazi que os ataca sem e destrói há quase um mês. E o lado turco acha que isto é fácil de aceitar...
Enfim, ainda querem que a Ucrânia dê metade do território à Rússia e que se fale russo na Ucrânia...
Putin está obviamente a gozar e o turco é obviamente um idiota.
-----------------------
Quinta-feira, o Presidente Vladimir Putin telefonou ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e disse-lhe quais eram as exigências precisas da Rússia para um acordo de paz com a Ucrânia.Meia hora após o final do telefonema, entrevistei o principal conselheiro e porta-voz do Sr. Erdogan, Ibrahim Kalin. O Sr. Kalin fazia parte do pequeno grupo de funcionários que tinham ouvido o telefonema.
As exigências russas enquadram-se em duas categorias. As primeiras quatro exigências não são, segundo o Sr. Kalin, demasiado difíceis de satisfazer para a Ucrânia.
A principal delas é a aceitação pela Ucrânia de que deve ser neutra e não se deve candidatar a aderir à Nato. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já o admitiu.
Há outras exigências nesta categoria que parecem ser, na sua maioria, elementos de salvar a face para o lado russo.
A Ucrânia teria de passar por um processo de desarmamento para garantir que não constituía uma ameaça para a Rússia. Teria de haver protecção para a língua russa na Ucrânia. E há algo chamado desnazificação.
Isto é profundamente ofensivo para o Sr. Zelensky, que é ele próprio judeu e alguns dos seus familiares morreram no Holocausto, mas o lado turco acredita que será suficientemente fácil para o Sr. Zelensky aceitar.
The second category is where the difficulty will lie.
O Sr. Kalin foi muito menos específico sobre estas questões, dizendo simplesmente que elas envolviam o estatuto de Donbas, na Ucrânia oriental, partes das quais já se separaram da Ucrânia e sublinharam a sua russividade, e o estatuto da Crimeia.
Embora o Sr. Kalin não tenha entrado em pormenores, a suposição é que a Rússia exigirá que o governo ucraniano desista do território no leste da Ucrânia. Isso será profundamente controverso.
No comments:
Post a Comment