January 07, 2022

Sidney Poitier (1927-2022)

 


Morreu Sidney Poitier, um belíssimo actor e um verdadeiro gentleman. Em plena época de luta pelos direitos civis dos negros nos EUA, anos 60, ele mudou a percepção do público ao conseguir papéis de actor principal, quando até então todos os papéis para afro-americano eram de segundo plano e estereotipados depreciativamente, na maioria dos casos. Foi o primeiro homem negro a ganhar um Oscar de melhor actor, no filme, Lilies of the Field. Acerca de um homem que ajuda um grupo de freiras europeias a construir uma capela no Arizona. Um filme que não era sobre raças ou racismo, mas sobre pessoas.

Um campeão dos direitos civis, sempre pacífico, moderado e cheio de classe.


Mr. Poitier mobbed by autograph-seekers in 1964. (Edwin Reichert/AP).  washingtonpost

O seu papel mais marcante foi, talvez o de Virgil Tibbs, um detective de homicídios de Filadélfia que é mandado ao Mississipi resolver um homicídio e tem de enfrentar o racismo provinciano dos locais. Foi a primeira vez que o papel de detective principal de um filme de um grande estúdio foi entregue a um afro-americano - In the Heat of the Night (1967)



Se o papel mais marcante foi o Mr. Tibbs, o filme mais conhecido dele é Guess Who's Coming to Dinner, onde uma rapariga leva para casa para conhecer os pais, de surpresa, um namorado negro.




Sidney Poitier nasceu numa família muito pobre, foi preso uma noite por roubar milho para comer, teve uma experiência traumatizante com dois polícias que lhe apontaram uma pistola e o massacraram por divertimento, foi para Harlem, dormiu em casas-de-banho públicas, alistou-se no exército para ter cama, comida e roupa lavada. Formou-se e tornou-se um piscoterapeuta numa instituição do exército, mas não aguentou o trabalho devido ao modo brutal como tratavam os doentes e o racismo que via em todo o lado. Foi biscateiro. Isto tudo até aos 18 anos.

Viu um anúncio para actores no American Negro Theatre in New York. Foi a uma audição e foi contratado porque o realizador não encontrava ninguém. Comprou um rádio e ouvia programas para melhorar a dicção e a entoação dos actores de anúncios. A sua primeira actuação numa pequena produção da peça de Aristófanes, Lysistrata, foi um desastre porque estava nervoso e começou a dizer as falas todas fora de ordem. No entanto, não desistiu e como era bonito e tinha óptima figura foi arranjado trabalho e melhorando a sua performance até ser notado por alguém em Hollywood que o meteu no filme, No Way Out, onde causou grande impacto. 

Arranjou um pequeno restaurante para suportar a família que tinha crescido. Em 1955 entrou no filme, Blackboard Jungle ('Sementes de Violência', em português) com Glenn Ford, que fazia de professor novato cheio de ideias numa escola cheia de rebeldes e violência. Esse filme foi muito falado e tinha uma música de Bill Haley and His Comets que passou a ser um hino à rebeldia, Rock Around the Clock. Foi o filme que lançou a sua carreira.

You think of yourself as a colored man. I think of myself as a man, uma frase de uma peça em que entrou, tipifica o que pensava e a sua maneira de agir, quando o acusavam de ser um negro branco. Na verdade foi ele quem, em grande parte, abriu caminho para os outros.

Um indivíduo promotor de paz.




No comments:

Post a Comment