Como seria para si a sociedade perfeita? Tente abstrair-se de como as coisas são, ou o que pensa que "tem de ser" e imagine apenas o seu melhor mundo possível. Como seriam as pessoas? Que trabalhos fariam? Quem é mais bem pago ou vive nas melhores casas? Haveria mesmo empregos? Haveria algum crime? Como?
Por vezes um pouco de pensamento utópico é de importância vital e a própria palavra (se não a ideia) remonta ao intelectual do século XVI, Thomas More.
A Utopia de More introduz um viajante da ilha da "Utopia". Este utópico fala-nos de uma sociedade perfeita, livre de qualquer desigualdade e violência. Um lugar sem propriedade ou distribuição desigual de bens a certos sectores da sociedade. Onde os empregos são divididos de forma justa entre as pessoas.
Os metais preciosos perderam o seu brilho. Os condenados são feitos para usar jóias, como um ritual de vergonha. Os sanitários e mesas são feitos de ouro, tornando-os tão comuns que ninguém os quereria tanto a ponto de prejudicar os outros.
No entanto, há um aspecto sinistro neste igualitarismo. Se alguém tenta sair do país, é transformado num escravo. Todas as ruas são idênticas e após 10 anos, todos têm de trocar de casa por sorteio. Todas as portas estão abertas, e qualquer pessoa pode ir e vir como quiser. Nada é seu e nada é meu.
Pergunte a dois estudiosos por que razão More escreveu Utopia, e obterá duas respostas diferentes.
Por um lado é subversiva e radical. Por outro lado, é trocista e satírico. Pode ser que a Utopia seja extrema ao ponto do absurdo - afinal de contas, Utopia significa literalmente "nenhum lugar".
Mas mesmo esta interpretação, por si só, não se enquadra bem. A utopia é uma provocação. É uma questão aberta para si, o leitor, sobre como a sociedade deve ser ordenada. Inverte tudo o que assumimos e pergunta como as coisas poderiam ser diferentes.
Talvez a melhor maneira de ver a utopia, e o pensamento utópico em geral, seja como um arco-íris. Quanto mais nos aproximamos dele, mais se afasta. E, embora nunca o alcancemos, o facto de lá estar faz-nos avançar a todos.
Mini Philosophy
No comments:
Post a Comment