Sim, claro! A Rússia de hoje não tem nada a ver com o tempo dos sovietes! A minha filha tem uma foto tirada em frente à Catedral já toda pintadinha. E linda!
Eu visitei,para além de Moscovo, São Petersburgo que se chamava Leninegrad, e Kiev que ainda pertencia à URSS. Gostei de Moscovo. É uma cidade enorme...mas gostei mais da atual São Petersburgo por causa da arquitetura e do Hermitage, claro! Kiev era, nessa altura, uma cidade muito bonita. A minha filha esteve um mês em Moscovo, a viver com uma família russa e adorou!
Deve ser uma cidade bonita. E parece-me que a melhor maneira de a conhecer é da maneira como fez a tua filha. Acho que deve haver lá muita coisa à nossa maneira de viver e que é preciso conhecer alguém russo que contextualize.
Claro! Uma coisa é fazer turismo, mesmo com bons guias e conhecimentos pré-adquiridos e outra coisa é viver lá, integrada numa família de classe média, que tem uma percepção muito melhor do que lá se passa. Essa experiência eu nunca tive. E tenho muita pena! E não me refiro, neste caso, à Rússia. Gostaria ainda de viver algum tempo noutra cidade....será que ainda vou a tempo? Ninguém sabe!
Esta Catedral é linda,assim pintada. Quando lá estive, em 1976, estava ao abandono...
ReplyDelete76 ainda era o tempo dos soviéticos. Ela esteve para ser demolida, no tempo de Estaline. Alguém queria fazer passar tanques por ali...
ReplyDeleteSim, claro! A Rússia de hoje não tem nada a ver com o tempo dos sovietes!
ReplyDeleteA minha filha tem uma foto tirada em frente à Catedral já toda pintadinha. E linda!
Nunca fui a Moscovo. Só a Petersburgo.
ReplyDeleteEu visitei,para além de Moscovo, São Petersburgo que se chamava Leninegrad, e Kiev que ainda pertencia à URSS.
ReplyDeleteGostei de Moscovo. É uma cidade enorme...mas gostei mais da atual São Petersburgo por causa da arquitetura e do Hermitage, claro!
Kiev era, nessa altura, uma cidade muito bonita.
A minha filha esteve um mês em Moscovo, a viver com uma família russa e adorou!
Deve ser uma cidade bonita. E parece-me que a melhor maneira de a conhecer é da maneira como fez a tua filha. Acho que deve haver lá muita coisa à nossa maneira de viver e que é preciso conhecer alguém russo que contextualize.
ReplyDeleteClaro! Uma coisa é fazer turismo, mesmo com bons guias e conhecimentos pré-adquiridos e outra coisa é viver lá, integrada numa família de classe média, que tem uma percepção muito melhor do que lá se passa.
ReplyDeleteEssa experiência eu nunca tive. E tenho muita pena! E não me refiro, neste caso, à Rússia. Gostaria ainda de viver algum tempo noutra cidade....será que ainda vou a tempo? Ninguém sabe!
Claro que vais.
ReplyDelete