Agora fui dar com um artigo contra o actor Ralph Fiennes por ele ter dito que não percebia o que de tão ofensivo JKR tinha dito para gerar tanto ódio nas redes sociais. O autor do artigo, para variar, não sabe produzir um argumento e só faz acusações gratuitas: que ele é um homem branco, que os transgénero são as maiores vítimas da pandemia e outras coisas parecidas que não tratam da questão que ele levantou.
Enfim, como eu própria me perco muitas vezes na terminologia e nem sempre sei ao certo o que estão a dizer -por exemplo, quando uma pessoa se apresenta como não binária, que quer isso dizer...?- e como a terminologia, no que respeita a questões de sexo e género tornou-se complicada e movediça, fui à procura de explicações e fiz um pequenino léxico para perceber melhor e ter um guia no que respeita à categorização dos vários tipos em causa. Pode ser que seja útil a outros que também se perdem na terminologia.
Fui buscá-lo, em parte à Associação de Psiquiatria Americana através de um artigo sobre Disforia de Género, revisto por um médico (Jack Turban, M.D., M.H.S.) e em outra parte a uma associação de advogados, pois esta terminologia ultrapassa o âmbito da medicina na medida em que tem que ter uma correspondência jurídica.Sexo - A designação biológica de uma pessoa: masculino, feminino ou intersexo. Quem atribui o sexo à criança é o médico e fá-lo com base nos orgãos genitais e/ou órgãos reprodutivos internos, do bebé, à nascença. Por vezes é abreviado como, AFAB (assigned female at birth) ou AMAB (assigned male at birth).
Diversidade de género: Um termo geral que descreve indivíduos com identidades de género e/ou expressões de género que variam das normas esperadas. Consiste no género com o qual o indivíduo se identifica, independentemente de seu sexo biológico. Assim, enquanto o cisgénero se identifica com o seu sexo biológico, por exemplo, uma pessoa do género feminino que é biologicamente uma mulher, o transgénero, por exemplo, é uma pessoa que tem uma identidade diferente do seu sexo biológico, por exemplo, sendo biologicamente uma mulher identifica-se com uma pessoa do género masculino.
Disforia de género: Incongruência com o sexo biológico e a identidade de género atribuídas. Descrito no DSM-5 como angústia, sofrimento ou deficiência clinicamente significativa relacionada com um forte desejo de ser de outro sexo - pode incluir o desejo de mudar as características sexuais primárias e/ou secundárias. Nem todas as pessoas transgénero sofrem de disforia. Apenas algumas pessoas não conformes com o seu género (transgéneros) sofrem disforia em algum momento de suas vidas.
Identidade de género: O sentido interior de uma pessoa de ser rapariga/ mulher, rapaz/homem, alguma combinação de ambos, ou outra coisa qualquer, incluindo não ter qualquer género. Isto pode ou não corresponder ao sexo atribuído à nascença. Por exemplo:
- binário - aceita a classificação tradicional de homem/mulher com um género correspondente.
- não binário: indivíduos cuja identidade de género não é nem rapariga/mulher nem rapaz/homem (agénero); ou bigénero (dois géneros ao mesmo tempo, não necessariamente homem e mulher) e género fluído (flui entre géneros)
Orientação sexual: Descreve os tipos de indivíduos a quem uma pessoa tem ligações emocionais, físicas, e/ou românticas. Orientações sexuais existentes:
-homossexual, que sente atração pelo mesmo sexo;
-heterossexual, que sente atração pelo sexo oposto;
-bissexual, que sente atração por ambos os sexos;
-assexual, que não sente desejo sexual;
-pansexual, que aprecia todos os géneros sexuais.
No comments:
Post a Comment