Hoje lembramos Ferreira da Silva (1853-1923), nascido em Cucujães, Oliveira de Azeméis.
É considerado o nosso primeiro químico com dimensão verdadeiramente internacional e que levou o nome da Academia Politécnica (futura Faculdade de Ciências) e da Universidade do Porto muito além das nossas fronteiras.
Correspondeu-se com os cientistas europeus de maior destaque como Marie Curie (duas vezes laureada com o prémio Nobel) e Paul Sebatier (Nobel da Química).
Aprendeu Química Analítica como autodidacta, foi lente de Química na Academia Politécnica, implementou o Laboratório Químico Municipal do Porto, foi professor de toxicologia na Faculdade de Medicina e um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Química (seu 1º Presidente).
Ferreira da Silva desenvolveu a Química para servir o cidadão e a saúde pública: desde química legal e forense à química aplicada à higiene, alimentação, farmácia, indústria e agricultura. Foi com ele que, no nosso país, se começou a controlar de uma forma organizada, sistemática, legal, a qualidade das águas, carnes, peixes, vinhos, azeites, etc, tendo realizado centenas de trabalhos em defesa do consumidor, em defesa de produtos nacionais e em prol da Justiça.
Um Português algo esquecido (como muitos) a quem Portugal muito deve.
A escola onde me efetivei! Estive lá um ano, mas gostei bastante!
ReplyDeletenem sei onde é...
ReplyDelete