November 25, 2020

Hoje comemora-se o dia internacional pela eliminação da violência contra as mulheres

 


25 NOVEMBRO | DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


'Um dia para lembrar as vítimas desse massacre absurdo. Um dia para todas as mulheres mas, acima de tudo, um dia para lembrar aos homens'


artwork: Andrea Torres Balaguer


"A Polícia de Segurança Pública (PSP) salienta que só em 2020 já apreendeu 192 armas de fogo e refere que entre 2017 e 2019 registou 309 ocorrências de violência doméstica com armas de fogo.

A PSP vai destruir mais de 13.500 armas para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, já que nos últimos três anos houve mais de 300 ocorrências de violência doméstica com armas de fogo."


No âmbito desta pandemia com confinamentos obrigatórios, quantos mulheres vivem por aí no inferno?

Aqui há uns anos foi lá parar à escola uma colega vítima de violência domestica. Andava com uma daquelas cenas de pânico. Toda a história dela com o indivíduo, mais a situação dela, muito precária, a viver fora da sua própria casa e dependente de decisões judiciais, era tão... demente, que nem sei como ela conseguia trabalhar, quer dizer, funcionar, ter rotinas... ou melhor, sei, era por causa do filho pequeno que aguentava o inferno em que estava. 
Uma coisa é ouvirmos falar destes casos nos jornais, outra muito diferente é conhecermos alguém que nos conta os pormenores sórdidos do quotidiano duma vida dessas. 

Acredito que grande parte da violência vem da educação. Há muita violência dentro de portas. Os rapazes, sobretudo, são educados no machismo violento: entre os meus alunos de Psicologia, quando abordamos o tema da violência e dos factores da violência há sempre alguns que falam na violência que se passa em casa e no medo que têm de virem a tornar-se violentos como os pais. Depois há as mães que vêem falar connosco e também contam da violência.

No comments:

Post a Comment