September 13, 2020

Tenho que guardar este vídeo para certas aulas

 


Surpreendentemente [pelo menos para mim] uma grande maioria de alunos, quando estamos a discutir o que é ser-se humano, ainda diz é sermos racionais. E quando lhes contrapomos que os outros animais também têm inteligência e são racionais, negam e teimam que não, que os outros animais são irracionais. E mesmo quando fazemos notar que têm cérebro, um sistema nervoso, que aprendem -muitos deles têm cães e gatos- eles não querem acreditar e ficam com uma expressão de confusão na cara, de quem acabou de descobrir que certa coisa que pensavam pertencer-lhes em exclusivo, afinal é banal e muitos outros o têm. 

Aliás, eles dizem, 'os animais são irracionais' e eu corrijo, 'os OUTROS animais não são irracionais'. A maioria não vê o humano como um animal e é por isso que acredita não ser possível partilharmos certas características. Os miúdos não são parvos e acabam por pensar e perceber até porque mostramos evidências, mas é um choque para a maioria deles, perceber que são mais parecidos com os outros animais do que julgavam. Acho isto um sinal cultural interessante e que pode explicar alguns comportamentos.

Enfim, este vídeo onde é visível que o cão está a perceber o que se passa no filme e fica emocionalmente perturbado, é bom para provocar quando surgirem estas 'certezas' de que os outros animais são pensam, não compreendem, não têm inteligência e estão num universo oposto ao nosso. 


1 comment:

  1. O segundo caso só não me põe a chorar, porque sou homem e, como se sabe, os homens não choram.

    ReplyDelete