... e que já fiz aqui várias vezes mas agora há uma sondagem que vem hoje na capa do Público a reforçar o óbvio.
O Chega está a roubar eleitores, não apenas ao CDS, mas também ao PSD e no futuro há-de roubá-los também ao PS. O BE anda há muito tempo a perder votos para o PS porque já não se distingue muito dele. Portanto, o PS beneficia da estupidez do BE e do suicídio do PSD com este líder.
Ao contrário do que dizem por aí, o Chega não é um partido dos fascistas e dos extremistas. É um partido dos descontentes -são legião- que já não suportam este bloco total - PS + parceiros de geringonça + PSD, convertido, com os outros, em acólitos do governo formam um bloco: o bloco dos pragmáticos do poder.
Vejamos, uma pessoa que queira votar num partido que mude o estado de coisas (nomeações políticas de amigos, familiares, alforrecas - contratação 'ágil' de incompetentes e corruptos - abusos de poder, desvio de fundos, etc., etc., etc.) e que não seja do PCP, não tem em quem votar:
- o PS é o campeão do socialismo esquemático e nomeação de boys e família.
- o PSD é cada vez mais igual ao PS a ponto de se aliar a ele naquilo em que se lhe devia opor, sendo oposição. Rui Rio é um suicídio social-democrata.
- o BE em tempos já foi um partido que podia ir buscar votos ao PS e até ao PSD, naquela franja descontente com a virada direitista do partido que o PPC representou. No entanto, na actualidade o BE é um pragmático apoiante das políticas do governo PS e não há razão para os socialistas irem agora votar nele, muito menos os do PSD.
- o CDS sumiu-se a partir do momento em que, em vez de fazer oposição ao governo, faz oposição ao deputado do Chega. Pelo menos a Cristas fazia oposição ao governo e tinha a virtude de ser odiada por Costa e fazê-lo descair-se muitas vezes à conta dela. Actualmente acho que ninguém sabe sequer quem é o chefe do partido CDS. Aliás, isso é uma novidade porque esse partido sempre teve chefes fortes: Freitas, Monteiro, Portas, Cristas. Sendo um partido de franjas, tem que fazer barulho para dar nas vistas e não andar a dormir, como é o caso.
Portanto, neste momento, o Chega está a roubar votos a todos desde o centro à direita, não por grande mérito dele, embora o tenha -é uma espécie de Cristas da AR, onde todos os odeiam, só falam dele, sempre de modo crispado, discriminam-no muitas vezes (o FR é o campeão da estupidez nesse campo) e, de cada vez que isso acontece, é uma espécie de bling-bling-bling na sua máquina de contagem de votos- mas pela razão de todos os outros serem muito maus.
Ainda veremos, nas próximas eleições, o Chega trocar de lugar com o CDS na AR e fazer concorrência aos partidos do bloco central. Para onde se vão virar a maioria dos eleitores que, não sendo comunistas, estão na situação de não saber em quem votar pelo facto do CDS se ter tornado um não-partido e de PS-PSD-BE se terem transformado numa trindade pragmática do poder...?
No comments:
Post a Comment