Lei antichumbo no Ensino Básico poupa cinco mil euros por aluno
O Programa de Governo prevê "um plano de não retenção no Ensino Básico" que pode representar uma poupança de 250 milhões de euros por ano. É este o valor que o Estado despende por ano atualmente com as reprovações de cerca de 50 mil alunos, segundo números do Ministério da Educação.
Ou seja, cada chumbo custa 5 mil euros ao Estado, valor que seria poupado com o "plano de não retenção" proposto no Programa de Governo. Na legislatura, a poupança seria de mil milhões de euros, a manter-se o atual nível de chumbos.
Entre os professores, este plano tem gerado indignação, visível sobretudo na blogosfera e em grupos nas redes sociais.
"É uma indignação que tem razão de ser porque há o receio de que se caminhe para uma solução administrativa de abolir as retenções, medida que não combateria o insucesso escolar", disse ao CM João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE).
Ministério nega passagens administrativas A tutela diz que o objetivo é continuar a reduzir a quantidade de retenções. "O Programa de Governo prevê que seja desenhado um programa assente em medidas pedagógicas que garantem a aprendizagem de forma mais individualizada, visando a progressiva redução das retenções."
Obrigação de repetir todas as disciplinas Uma das situações muito contestada é o facto de um aluno que reprove no Ensino Básico (1º ao 9º ano) ser obrigado a repetir todas as disciplinas, mesmo aquelas em que teve aprovação. Este ponto já foi muito criticado em 2015 num parecer do Conselho Nacional de Educação.
Menos 32 mil chumbosCom o anterior governo, que aboliu as provas finais dos 4º e 6º anos, a taxa de retenção no Ensino Básico foi reduzida de 7,9 para 5,1 por cento. Em 2018 houve 50 372 retenções, face às 82 294 de 2015, numa quebra de quase 32 mil chumbos.
Bem-vinda!
ReplyDeleteClaro que isto é uma forma de poupar dinheiro. Só podia servir para isto, claro!
Tenho que aumentar a letra destes comentários que isto só à lupa 😄
ReplyDeleteÉ. Tá um bocadinho pequeno. Só um bocadinho😊😊
ReplyDeletesó que isso aí ainda não descobri como se muda ...
ReplyDelete