February 04, 2026

Man about men about women

 


Isto é, sobretudo, acerca dos homens não serem capazes de ver as mulheres como seres humanos. São objecto de desejo, são terapia emocional, terapia sexual, terapia de conforto, suportes de quotidiano. Não são serem que existem por si mesmas, com valor próprio. O seu valor é meramente instrumental e está relacionado com o bem-estar dos homens e o seu ego.


2 comments:

  1. Inventa cada uma.... Imaginação tem

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu invento cada uma?
      Outro dia vi uma entrevista com um homem. Dizia que só há pouco tempo percebeu que a mulher, com estava casado há dez anos, tinha um ponto de vista próprio. Sempre tinha assumido que era ele que sabia sobre as coisas em geral e se a mulher não concordava com ele, ele assumia que ela sabia pouco dos assuntos. Era menos informada, menos racional. E um dia deu-se conta de que a maneira dela pensar era uma alternativa à sua verdade. E ficou espantado por perceber que as suas próprias opiniões não eram a verdade mas também um ponto de vista. Arrisco dizer que foi a primeira vez que a viu como um ser humano, com valor por si mesma e uma racionalidade autónoma.

      A mim já me aconteceu muitas vezes no passado conhecer indivíduos socialmente que eram professores universitários ou outra coisa que a sociedade entende ter mais prestígio, que me perguntavam o que faço e assim que ouviam dizer que sou professora numa escola, começam a explicar-me as coisas da vida num tom de mestre. Às vezes nem dizia nada, porque pensava, 'não vou perder tempo a interagir com um idiota que me vê como categorias (mulher, professora de escola) e só respondia 'pois', até ele desandar. Outras vezes irritava-me e respondia à medida e ficavam a olhar para mim com um ar embaralhado e ofendido como se o meu ponto de vista diferente fosse uma ofensa à sua evidente superioridade.

      Delete