December 27, 2025

Zelenskyy's update



Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський

A Ucrânia não iniciou esta guerra. Foi a Rússia que a iniciou. A Ucrânia apoiou a proposta do presidente Trump para um cessar-fogo. A Ucrânia concordou com muitos compromissos diferentes, e isso está documentado nos nossos projetos de acordos, no nosso plano de 20 pontos. A Ucrânia está disposta a fazer o que for necessário para acabar com esta guerra.

Para nós, a prioridade número um — ou a única prioridade — é acabar com a guerra. Para nós, a prioridade é a paz. Precisamos de ser fortes na mesa de negociações. Para sermos fortes, precisamos do apoio do mundo: da Europa e dos Estados Unidos. E isso inclui defesas aéreas — que actualmente são insuficientes, armamento — que atualmente é insuficiente, e dinheiro — felizmente, agora há uma decisão europeia, mas, francamente, há uma escassez constante de fundos, em particular para a produção de armas e, mais importante, drones.

Nesta guerra da Rússia contra a Ucrânia, queremos paz, e a Rússia demonstra vontade de continuar a guerra. Se o mundo inteiro – Europa e América – estiver do nosso lado, juntos vamos parar Putin. Porque juntos todos vamos querer a mesma coisa: o fim da guerra, paz – uma paz normal, uma paz sustentável, segura para o mundo inteiro. 

Se alguém – sejam os EUA ou a Europa – estiver do lado da Rússia, isso significa que a guerra continuará. Não há outras opções aqui. E isso é um risco para todos os países do mundo. Porque a Rússia não vai parar, independentemente de quaisquer acordos, quaisquer mensagens eloquentes da parte deles. Eles não vão parar na Ucrânia.


No comments:

Post a Comment