December 27, 2025

Well, well, well

 


@SanderRegter

O conhecido general russo Leonid Ivashov criticou duramente a liderança russa e avaliou os 1.400 dias da «operação militar especial» da seguinte forma:

📌 «Antes do início da «operação militar especial», emiti um aviso. E os últimos quatro anos provaram a correção e a seriedade dessas avaliações.»

📌 “Não alcançámos nenhum sucesso no nível tático-operacional e, no nível estratégico, falhámos em TODAS as frentes.”

📌 “Todos os sectores industriais foram destruídos.”

📌 “A ciência está em estado crítico e a educação entrou em colapso total.”

📌 “O sistema judicial é profundamente corrupto. Todos os juízes são nomeados pelo presidente... Repito, 98% dos principais crimes de corrupção estão ligados a membros do partido Rússia Unida.”

📌 «O aumento dos preços é um sinal alarmante; o povo russo está a ficar cada vez mais pobre.»

📌 «Os cuidados de saúde estão em ruínas. Todas as regiões estão a cortar nas despesas com cuidados de saúde.»

📌 «A qualidade dos alimentos está a piorar; o óleo de palma está em todo o lado; os alimentos na Rússia estão a tornar-se tóxicos.»

📌 «A única área em que a Rússia “lidera” o mundo é nas tendências populacionais. Somos a nação líder em DESAPARECIMENTOS. Mesmo sem guerra — a guerra apenas acelera o rápido declínio no número de homens.»

📌 «Os nossos líderes gabam-se de que ninguém tem armas como as nossas.» Seria mais correcto dizer que em nenhum outro lugar na esfera militar há tanta corrupção como no nosso país.

📌 «O próprio facto de estarmos diplomaticamente isolados, enquanto os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU emitem declarações de apoio à Ucrânia, é um enorme fracasso.

Resta-nos apenas aliados como a Coreia do Norte e a Bielorrússia, mas eles não podem ajudar-nos — só podem esgotar as nossas finanças, e as nossas finanças estão a esgotar-se...»

📌 “Trabalho com os chineses há muitos anos, mas a China não é nossa aliada; isso é uma invenção e propaganda do Kremlin.”

📌 “As declarações de Putin no programa ‘Linha Directa’ são um completo disparate. Tudo parece bem na tela, mas para onde quer que se olhe, vê-se fracasso. Putin é responsável por tudo. Ele vive no seu próprio mundo, cercado por um culto à personalidade imposto.”

Mas, devido às suas próprias limitações, ele não conseguiu lidar com a situação. Portanto, todas as áreas — da economia à «operação militar especial» — fracassaram.

📌 «O fracasso estratégico (na guerra com a Ucrânia) pode muito bem levar à desintegração da Rússia❗»

Em 2022, o general Leonid Ivashov opôs-se publicamente à acção militar na Ucrânia e instou Putin a não dar esse passo catastrófico. «Esta guerra ameaçará a própria existência da Rússia», escreveu Leonid Ivashov na altura.

Leonid Grigoryevich Ivashov (em russo: Леонид Григорьевич Ивашов; nascido a 31 de agosto de 1943) é um militar e funcionário público russo. É ex-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos e coronel reformado.

No comments:

Post a Comment