December 28, 2025

Senhor PM, seja como o Cristiano Ronaldo, não deixe andar



Neste mapa, Portugal é como uma das principais fontes de talento qualificado, com cerca de 1403 médicos no ativo naquele país. O país ocupa a quarta posição entre as nacionalidades da UE com clínicos a trabalhar nas ilhas britânicas, sendo apenas superado pela Irlanda, Grécia e Itália.

Prestígio português em áreas de alta complexidade


A "escola portuguesa" de medicina continua a ser um dos ativos mais valorizados dentro das unidades hospitalares britânicas. Ao contrário de outras nacionalidades que se concentram maioritariamente em medicina geral, os médicos portugueses têm uma penetração acima da média em especialidades de alta complexidade.

Dados do GMC (novembro 2025) e dos relatórios de especialidade do Royal College of Anaesthetists indicam que os clínicos formados em Portugal são preferencialmente selecionados para as áreas de Anestesia, Cuidados Intensivos e Cirurgia. Esta valorização deve-se à natureza intensiva do internato em Portugal, que prepara os médicos para uma elevada autonomia clínica.

"Os especialistas portugueses entram no sistema britânico com uma maturidade técnica que o NHS dificilmente consegue formar em tempo útil", refere um dos relatórios da British Medical Association (BMA).



********

Enraíze os médicos portugueses em Portugal. Andamos a formar bons médicos para irem beneficiar outros países, pagar lá impostos e construir lá família, ter lá filhos. Segure-os cá. Compreenda que para continuarmos a formar bons médicos não pode abandonar a educação à mediocridade do 'passam todos por decreto sem saber ler e escrever' apenas porque ser competente é difícil e é melhor deixar andar do que investir em professores e técnicos especializados. 
Senhor PM, prove do seu próprio remédio: seja excelente como o Cristiano Ronaldo. 
Todos esses biliões que se perdem nos políticos, assessores, adjuntos, chefes de comissões, etc., da administração central e local para ganhar votos e dar empregos chorudos aos satélites e beneficiar empresas de amigos podiam ser usados para fazer desenvolver o país. 
No dia de Natal alguém pôs a passar dois vídeos feitos no Natal de há 14 e 15 anos por um cunhado, em que aparecemos todos. Os miúdos tinham então entre 5 anos, os mais novos e 15 os mais velhos. Comentei com alguns sobrinhos que estavam perto, 'na idade em que vocês estão agora (entre os 35 e os 40 anos) já todos tínhamos um ou dois filhos, alguns três. A minha sobrinha M. que é médica veterinária e farta-se de trabalhar disse, «pois é tia, mas agora é muito difícil arranjar uma casa que não leve o salário todo e já nem sequer se pode confiar nos serviços públicos para os filhos, sejam pediatras em hospitais públicos ou professores escolas públicas - não há médicos nem professores e os sistemas privados são muito caros.» 
É isto: Expulsamos daqui médicos, enfermeiros, engenheiros, professores e outros técnicos para que os Marques Mendes do rectângulo possam ganhar 700 mil euros a cada dois anos de... apresentar pessoas a pessoas?

No comments:

Post a Comment