Ele não diz que a colonização em si mesma é uma coisa boa. O que ele diz é que, sem os portugueses não haveria a nação Brasil. Haveria outras mais pequeninas correspondentes às tribos dominantes, como aconteceu nas Caraíbas que é uma manta de retalhos, mas não o Brasil.
Não, não, não! Ele vai muito além disso. Muito além! Portugal também estava dividido em pequenos «reinos» ou tribos, até que alguém decidiu unificá-los(as), também «colonizou». E mais teria se houvesse força para tal. Mas voltando ao vídeo, o que o homem fez foi dinamitar o ensino brasileiro sobre o período colonial português. Apenas isso, portanto o Leitão tem razão no seu ponto.
Sim, ele dinamita o ensino brasileiro, porque o ensino brasileiro conta uma história aldrabada. E fá-lo porque os brasileiros gostam de fazer-se de vítimas. Têm um país gigantesco e riquíssimo mas uma enorme maioria vive na pobreza porque grande parte do país tem uma cultura de jagunços - mas culpam os portugueses da sua incompetência para não se culparem a si mesmos. Fui ver outras publicações deste professor. Ele é monárquico e pensa que o projecto do D. Pedro II era bom para o Brasil. Esse rei/imperador era um homem culto e acreditava nos princípios do iluminismo, mas gente medíocre quis a República e depois do golpe tem sido uma sucessão de mediocres uns atrás dos outros. Até hoje. É o que ele pensa.
Ui, vão cancelar o homem!
ReplyDeleteEle não diz que a colonização em si mesma é uma coisa boa. O que ele diz é que, sem os portugueses não haveria a nação Brasil. Haveria outras mais pequeninas correspondentes às tribos dominantes, como aconteceu nas Caraíbas que é uma manta de retalhos, mas não o Brasil.
DeleteNão, não, não! Ele vai muito além disso. Muito além! Portugal também estava dividido em pequenos «reinos» ou tribos, até que alguém decidiu unificá-los(as), também «colonizou». E mais teria se houvesse força para tal. Mas voltando ao vídeo, o que o homem fez foi dinamitar o ensino brasileiro sobre o período colonial português. Apenas isso, portanto o Leitão tem razão no seu ponto.
DeleteSim, ele dinamita o ensino brasileiro, porque o ensino brasileiro conta uma história aldrabada. E fá-lo porque os brasileiros gostam de fazer-se de vítimas. Têm um país gigantesco e riquíssimo mas uma enorme maioria vive na pobreza porque grande parte do país tem uma cultura de jagunços - mas culpam os portugueses da sua incompetência para não se culparem a si mesmos.
DeleteFui ver outras publicações deste professor. Ele é monárquico e pensa que o projecto do D. Pedro II era bom para o Brasil. Esse rei/imperador era um homem culto e acreditava nos princípios do iluminismo, mas gente medíocre quis a República e depois do golpe tem sido uma sucessão de mediocres uns atrás dos outros. Até hoje. É o que ele pensa.