Se os ucranianos não tivessem inutilizado os gasodutos ainda hoje a Alemanha estaria a pensar se deveria cortar o cordão umbilical com a Rússia. Isto é a guerra e os ucranianos estão a lutar pela sobrevivência enquanto país soberano e povo.
***
O primeiro-ministro polaco Donald Tusk anunciou que a Polónia não irá acatar o pedido de extradição da Alemanha para Volodymyr Z., um cidadão ucraniano que é actualmente procurado pelas autoridades europeias por suspeita de envolvimento numa série de explosões em 2022 que causaram danos significativos aos gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico, que ligavam a Alemanha à Rússia.Tusk afirmou que não era «do interesse da Polónia» entregar Volodymyr, criticando indiretamente a chanceler alemã Angela Merkel pela sua decisão de autorizar o Nord Stream 2.
«O problema da Europa, Ucrânia, Lituânia e Polónia não é que o Nord Stream 2 tenha sido explodido, mas que tenha sido construído — a Rússia, com dinheiro de alguns Estados europeus e empresas alemãs e (anglo-)holandesas, construiu o Nord Stream 2 contra os interesses vitais não só dos nossos Estados, mas de toda a Europa, e não pode haver ambiguidade quanto a isso».
No comments:
Post a Comment