October 09, 2025

Alguém que me explique como se tivesse três anos

 


17,6 mil milhões de euros dava para pôr o SNS a funcionar e para fazer obras em todas as escolas degradadas. A máquina do Estado é um passador de malha apertada para uns e muito larga para outros e em vez de melhorar, de ano para ano piora? Quase 50% da receita de todos está no bolso de alguns que não pagam impostos e vivem à conta dos outros e os governos dizem, ok, no problem? Incobrável? Na alta administração do Estado são todos primos incompetentes?


Fisco desiste de cobrar €17,6 mil milhões em impostos

No final do ano passado o Fisco tinha 28,9 mil milhões de euros por cobrar. Além de ser um valor elevado - corresponde a 47% da receita fiscal de um ano inteiro. 

Deste bolo, 11,4 mil milhões de euros (39,5% do total) é considerada incobrável, seja porque o devedor não tinha património para penhorar, seja porque, entretanto, os contribuintes fecharam a atividade em IVA. 

Além de ter um peso significativo – o valor daria para construir 10 pontes Vasco da Gama, se fosse recuperado – o valor tem também vindo a aumentar. “Quase quadruplicou desde 2016”, sublinha o Tribunal de Contas. Se se somar a este valor os juros de mora e as custas, a dívida incobrável avoluma-se e ascende a 17,6 mil milhões de euros.

Os representantes dos trabalhadores da AT têm acrescentado outras causas para o avolumar de dívidas: o facto de o Fisco ter-se transformado numa máquina burocrática que não combate ativamente a evasão e a fraude fiscal.

Na Segurança Social no final do ano passado havia 9,2 mil milhões de euros em cobrança duvidosa. São mais 5,4% face a 2023 e referem-se sobretudo a entidades empregadoras que não entregam as contribuições.

Expresso

No comments:

Post a Comment