Subestimado, mas urgente:
A Europa precisa das suas próprias plataformas de redes sociais e de uma melhor regulamentação das já existentes. Esta não é apenas uma questão tecnológica. É estratégica e existencial.Não podemos falar de autonomia estratégica sem incluir as redes sociais.
Os inimigos da Europa e os seus aliados utilizam estas plataformas para nos dividir e enfraquecer. Eles detêm quase o monopólio sobre o que utilizamos, e nós mal reagimos.
A RT foi banida na Europa por ser propaganda estatal russa. Então, por que achamos que o TikTok e o X são seguros?
A China proíbe as nossas plataformas, mas espera que permitamos o TikTok, que prejudica os nossos jovens e inunda as nossas eleições com desinformação. Elon Musk faz o mesmo com o X. Ele quer influenciar as nossas eleições e apoia abertamente a extrema direita.
A Europa precisa de plataformas que sigam as suas leis e valores. As pessoas usariam essas plataformas, desde que sejam viáveis. Não podem ser pequenas aplicações sem financiamento. Isso significa regulamentação, protecionismo e/ou investimento público. Fazemos isso com armas. As redes sociais também são estratégicas.
Uma melhor regulamentação não significa censura. Pode significar transparência em anúncios e algoritmos, verificações de identidade para limitar os bots e penalidades para plataformas que não protegem os utilizadores. Nenhuma dessas medidas é perfeita. Todas são melhores do que o que temos agora.
No comments:
Post a Comment