July 27, 2025

Os jogadores de Xadrez

 

Die Schachspieler (Os jogadores de Xadrez), de Moritz Retzsch (1779-1857), um pintor alemão, de Dresden. 

Como muitos no seu tempo, Retzsch era fascinado com o Fausto de Goethe, publicado quando tinha 29 anos. A história de Mefistófeles e da sua aposta com Deus de que Fausto (um homem que procurava aprender tudo o que era possível aprender) poderia ser desviado do caminho da rectidão e da honra.

(esta imagem é da wiki - clique na imagem para aumentar)


A editora alemã Cotta publicou 26 gravuras de Retzsch que retratavam cenas do Fausto, em 1818.  A gravura desta pintura não fazia parte dessa colecção porque não há nenhuma cena no Fausto de qualquer jogo de xadrez entre ele e Metistófeles. Não se sabe exatamente quando Retzsch começou a esboçar a composição que acabou por se tornar a sua pintura mais famosa, mas fala-se em 1831.

A pintura é fascinante. Nela podemos ver Fausto a jogar a sua alma com Mefistófeles. Um anjo observa. Metistófeles, com o seu ar elegante e sedutor, parece estar a ganhar. Joga com as pretas e já comeu imensas peças brancas, incluindo uma que parece ser a rainha. Olha para Fausto com um olhar arguto e penetrante de quem sabe que já ganhou e apenas espera que se desenrolem as inevitáveis jogadas finais.

A expressão de Fausto, que parece um anjo de Rafael, corrobora a impressão que temos. Está concentrado mas com um ar de resignação. Só comeu duas peças pretas, tem as brancas encurraladas e vê as pretas ocuparem o tabuleiro e avançarem para cima de si. Não vê saída.

É claro que as brancas, neste contexto, representam a pureza do bem. Várias têm asas de anjo e lutam contra o adversário, que tem peças que aparentam ser ratos, dragões e demónios com cauda. Uma aranha sobe pela mesa em direcção a Fausto, que parece ser já uma mosca na teia de Satã. A mesa está assente em relevos de madeira com as caveiras da morte.

O anjo observa a cena com uma expressão de pena e vemos por ela que sabe qual peça deve Fausto jogar, mas cala-se porque não pode interferir nesta batalha da vontade livre.

Não sei se Fausto ainda tem saída. Não sei o suficiente de xadrez para o calcular. Este jogo de xadrez tem posto muitos xadrezistas a dar opinião sobre que jogada Fausto pode fazer para reverter o seu destino às mãos do maléfico, mas não é fácil, porque as peças não são propriamente as de um xadrez normal e há peças que não se percebe ao certo em que casa estão.

O quadro foi vendido a um privado, num leilão da Christie em 1999. Uma pena que não o possamos ver. 

No comments:

Post a Comment